Sociedade

Ministra Sílvia Lutucuta lança Plano Emergencial

Alexa Sonhi

Jornalista

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, lançou, segunda-feira, em Luanda, o plano emergencial de formação, a ser implementado nas 18 províncias do país, durante um período de cinco anos.

09/04/2024  Última atualização 12H10
© Fotografia por: DR

Na ocasião, a títular da Saúde esclareceu que o projecto é fruto de um financiamento do Banco Mundial, na ordem dos 200 milhões de dólares, com o qual se prevê formar 38 mil profissionais de saúde até 2027.

A governante explicou que, do total de profissionais a serem formados, três mil são médicos, nove mil enfermeiros, outros nove mil de técnicos de Enfermagem, igual número de técnicos de diagnóstico e terapêutica, quatro mil técnicos de apoio hospitalar e outros quatro mil profissionais do regime geral.

A ministra informou que 80 por cento desta formação será feita no país dentro das instituições sanitárias de terceiro nível de assistência e 20 por cento no exterior do país.

Além desta formação, sublinhou, está já em curso no país um internato para a especialização de 3.202 médicos em 39 áreas. Do total de médicos a frequentar o internato, 598 estão a especializar-se em Medicina Geral e Familiar. Disse estar, igualmente, aberta uma formação pós-média, outra em especialização em Enfermagem e uma terceira em Gestão em Saúde.

Segundo Sílvia Lutucuta, com todos estes esforços conjugados e uma força de trabalho mais capacitada, o país irá elevar, consideravelmente, de forma mais humanizada, a qualidade dos serviços de saúde prestados em todo o território nacional.

A ministra sublinhou que as metas almejadas com este plano emergencial são claras e ousadas, porque se almeja reforçar a disponibilidade e aprimorar a gestão dos recursos humanos para a saúde em todos os níveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade