Sociedade

Ministra Sílvia Lutucuta quer gestão eficaz nas organizações

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, ontem,em Luanda, que, com uma gestão eficaz, as organizações de Saúde podem melhorar a qualidade dos serviços, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.

04/05/2024  Última atualização 12H55
© Fotografia por: DR

A ministra falava durante a cerimónia de outorga de diplomas a 39 pós-graduados e licenciados em Saúde pela Academia BAI.

Entre os outorgados, destacam-se os finalistas do curso de Saúde, da licenciatura em Gestão de Saúde Master in Business Administration (MBA), que representa um curso de pós-graduação lato sensu voltado à actuação prática profissional.

Segundo a ministra, os cursos de formação não se limitam à gestão financeira ou operacional, abrangem também a qualidade dos cuidados, a segurança do paciente, gestão de recursos humanos e a estratégia organizacional.

Sílvia Lutucuta disse que os profissionais de Saúde, além de excelentes habilidades clínicas, precisam de conhecimento em gestão de liderança. Isso deixará de ser um problema porque "o MBA em Saúde oferecido pela Academia BAI, em coordenação com a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (UAN) e IHMT da Universidade Nova Lisboa, fornecem essas habilidades gerencionais específicas, necessárias para administrar com eficácia organizações de saúde, equipas e projectos", sublinhou.

Segundo a ministra, o sector da Saúde é altamente complexo, com regulamentações específicas, dinâmicas de mercado peculiares e demandas únicas.

Neste sentido,  explicou que os participantes tiveram a oportunidade de aprender  com renomados professores e especialistas, mas também uns com os outros, uma variedade de perspectivas e experiências.

Tal facto,  adiantou, criou uma plataforma única para intercâmbio de ideias, a construção de relacionamentos e a promoção da compreensão mútua.

Sílvia Lutucuta disse esperar que os especialistas se preparem para enfrentar os desafios e oportunidades que os aguardam no futuro, de  maneira a levar não apenas o conhecimento adquirido, mas também o compromisso de trabalhar em parceria com colegas de todos os sectores, para promover um sistema de saúde mais inclusivo, eficiente e sustentável em Angola.

A  Master in Business Administration (MBA), de acordo com a ministra, representa um curso de pós-graduação lato sensu voltado à actuação prática profissional em Saúde, capacitando os profissionais a compreender profundamente o ambiente, incluindo aspectos legais, éticos, financeiros e operacionais.

Apelou a todos a olharem para o futuro com optimismo e fazer uma diferença significativa na vida das pessoas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade