Desporto

Ministro recomenda solidariedade entre atletas nos Jogos Africanos de Accra

Silva Cacuti

Jornalista

O "oss", que acompanha o gesto do "rei" ou saudação, bem compreendida entre os praticantes de diversas modalidades de luta, demonstrou a familiaridade com a especialidade, por parte de Rui Falcão, ministro da Juventude e Desportos, segunda-feira, durante a cerimónia de despedida à caravana angolana aos Jogos Africanos de Accra, Ghana.

05/03/2024  Última atualização 07H27
Titular da pasta do Desporto desejou êxitos à delegação © Fotografia por: DR
Os fazedores de Taekwon-do, MMA, Judo, Caraté-do, lutas greco-romana e Wrestling, responderam à saudação especial, logo no início dos pronunciamentos de ocasião do titular da pasta.

Depois de saudar os representantes das 13 modalidades, perfiladas no Pavilhão da Cidadela, Rui Falcão encorajou os atletas e deixou recomendações específicas.

"Embora sejamos muitos na delegação, é bom que nos entendamos todos como apenas um. Todos estaremos em Acra para representar o nosso país e para elevar bem alto a bandeira da República, que todos vocês trazem no peito. Embora sejamos uma delegação, é bom que cada um haja com ética, com "fair play", dê o melhor de si próprio, para chegarmos o mais alto possível ao pódio", disse.

O alcance dos objectivos definidos está na base da recomendação do governantea dirigentes, atletas, juízes e outros oficiais da caravana.

"Se cada um fizer o melhor de si, se cada um der o máximo que pode dar de si mesmo, seguramente, no colectivo, todos viremos para a casa felizes. O importante é isso mesmo, que haja solidariedade entre todos, e que cada um dê o melhor, é isso que esperamos", disse.Antes do titular da pasta ministerial, o director nacional dos Desportos, Nicolau Daniel, revelou os números da comitiva angolana aos Jogos.

A caravana já começou a deixar o país e é composta por 165 integrantes. O grosso, 113, é constituído por atletas, 58 dos quais, da classe feminina. A comitiva comporta 52 oficiais, entre dirigentes, treinadores médicos e outros.

Angola vai participar nos Jogos com 12 modalidades de competição e uma (MMA), de demonstração.  Eis as modalidades eleitas: Andebol (feminino), Ténis de campo, ténis de mesa, Atletismo, natação, caraté-dó, taekwon-do, judo, xadrez, lutas (greco-romana e wrestling), ciclismo e voleibol.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto