Desporto

Ministro reconhece necessidade de requalificar o 11 de Novembro

Silva Cacuti

Jornalista

Restaurado, não vai para muito tempo, com propósito de acolher jogos internacionais, o Estádio 11 de Novembro volta, em breve, a ser submetido a obras, anunciou ontem o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, no final de uma visita realizada àquele recinto desportivo.

26/04/2024  Última atualização 12H10
Momento de averiguação do estado da relva e da pista do estádio, inaugurado em 2010 © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

As obras visam debelar  aspectos identificados durante a visita demorada feita às instalações. "A infra-estrutura do estádio tem de ser recuperada. Vocês viram o nível de infiltração de águas que há, tínhamos aqui o melhor centro africano de medicina desportiva , está como está, vamos requalificar, vai levar algum tempo, mas vamos requalificar”, justificou.

O governante não avançou datas, revelou a existência de equipas a efectuarem registos, na perspectiva de encontrar também soluções de gestão.

" Estamos a trabalhar, a fazer a radiografia, estão aí os peritos para prepararem os cadernos, para abrir o concurso público e logo a seguir vamos dar início às obras”, garantiu. Acompanhado pela secretária de Estado dos Desportos, Teresa Ulundo, pelo director do Estádio, Luís Cazengue, e técnicos da Direcção Nacional de Infra-estruturas, o ministro, formado pelo INEF, andou pelas distintas divisões do equipamento desportivo, até ter conhecimento cabal do quadro geral.

"Fiquei com a impressão de que há muito por fazer. Fizemos uma primeira intervenção, nalguns casos bem feita, infelizmente não se fez a cobertura total do estádio, é preciso continuar a obra, vamos requalificar a parte interior toda e, como é lógico, não há repetição de obras. Lá fora, vamos requalificar também o espaço”, prometeu.

Rui Falcão visitou igualmente o posto de Bombeiros existente no perímetro do estádio, inteirou-se do seu funcionamento. Algumas moradias  e um estaleiro de uma empresa chinesa, também foram visitados. O ministro passou o aviso verbal para os ocupantes prepararem-se para o abandono do local.

Inaugurado em 2010, o estádio foi submetido a obras no segundo semestre de 2023 para responder às exigências dos inspectores da CAF, de modo  a receber jogos internacionais. As obras incidiram na recuperação da relva, assentos, balneários, elevadores, camarotes e melhoria da iluminação na parte exterior. Os placares electrónicos e o sistema de vídeo vigilância funcionam em pleno

Por seu turno, o director do Estádio 11 de Novembro, Luís Kazengue (Luizinho), lembrou que fruto das obras de melhoria que beneficiou recentemente, hoje o recinto tem todas as condições para servir provas nacionais e internacionais.

Explicou que a reestruturação que será feita vai abranger as áreas das lojas para atrair possíveis investidores, mas primeiro é necessário tornar os espaços atractivos e bons, com serviços de internet, telefone e sinal televisivo.

Acrescentou que a reestruturação será, sobretudo, para a melhoria destas zonas, tornando-as modernas, porque a parte desportiva já está acautelada. Fruto da intervenção já feita, o Estádio possui um sistema de led (lâmpadas), placares, geradores, zona das bombas, entre outras melhorias. O Estádio Nacional 11 de Novembro, na classificação da Confederação Africana de Futebol (CAF), está em décimo lugar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto