Cultura

Música e dança dominaram primeiro Festival de Cacusso

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

As disciplinas de música e dança foram os destaques, quinta-feira, no primeiro dia do Festival de Cacusso, que encerra hoje, na Açucareira, comuna de Caxito, província do Bengo.

27/04/2024  Última atualização 10H40
Mister Makanha foi um dos participantes do evento no Bengo © Fotografia por: Edmundo Eucílio | EDIÇÕES NOVEMBRO

Brasas de carvão acesas no fogareiro e o cheiro de cacusso grelhado pairavam no ar, convidando os presentes para uma degustação do magnífico prato típico das terras do Jacaré Bangão.

O renomado músico Tino Silva, mais conhecido por Filho de Camponês, tomou de assalto o palco, com a sua dança característica do mato, como ele próprio a classifica, fazendo vibrar e contagiar os presentes, abrindo desta forma a primeira edição do Festival de Cacusso, que juntou vários emblemas da cultura benguense.

Quem não quis ficar de fora foi o músico Luís Lau, que interpretou o tema "Moda Cabecinha”, deixando irresistível a governadora da província do Bengo, Maria Nelumba, que se levantou da cadeira e se juntou à roda de dança, com as mãos levadas à cabeça.

Do Uíge veio João Alexandre, que levou a plateia a viajar no tempo com o sucesso "Mónica” e outros temas do histórico "Os Versáteis”, enquanto da capital do país deslocou-se ao Bengo para o evento o agrupamento de dança urbana "Somos Mbora do Prenda”, que apresentou uma coreografia com misturas de kuduro, afro house e semba.

Mister Makanha, prata da casa, também desfilou e fez lembrar o saudoso Titi Matias, acompanhado com a dança e a música no seu mais alto momento.

O presidente da organização, Luís Caquenda, disse que o evento, para além de promover o turismo, valoriza o cacusso, um peixe muito consumido naquela localidade, acrescentando que o festival veio impulsionar a actividade económica na província.

O Festival de Cacusso é um evento que vai decorrer anualmente na província do Bengo, uma organização do Conselho Nacional da Sociedade Civil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura