Cultura

“Mussulo–Uma Ilha Encantada” de Cremilda de Lima já disponível

Amilda Tibéria

A mais recente obra literária da escritora Cremilda de Lima, intitulada “Mussulo - Uma Ilha Encantada”, já está disponível no mercado nacional, depois do lançamento no último fim-de-semana, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

23/04/2024  Última atualização 09H00
Escritora colocou no mercado literário nacional o seu mais recente livro de contos © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro

Em declarações à Impren- sa, à margem do lançamento, a autora Cremilda de Lima afirmou que o conto precisa de ser lido e analisado, pois narra o quotidiano dos pescadores da ilha e foi escrito nos anos de 1990.

Agora reeditado com outra roupagem, disse, a ideia era os pescadores não se sentirem confinados só na ilha. Num país tão grande, como Angola, é preciso conhecer outras partes. "Um daqueles mais velhos a consertar a rede ia falando e o peixinho que o estava a ouvir entusiasmou-se com a conversa dele e, na imaginação, tudo acontece. Foi ter com uma gaivota, que juntou várias num penhasco e depois formaram um manto e levaram os pescadores a passear pela terra e a transformar o seu sonho em realidade”.

O livro que chega ao mercado com a chancela da editora ÉSobreNós, segundo o seu director-geral, Lucas Cassule, não é novo, mas a história já existe há mais de 30 anos, pois esta foi uma edição especial que combina os textos com as ilustrações de artistas plásticos.

"E há um diferencial também, porque a maior parte dos artistas que trabalharam nesta obra, para ilustrarem, de acordo com o entendimento deles, são iniciantes na área da pintura e da arte de transformar os textos ou as histórias por meio de cores. É um projecto que resultou de uma exposição de arte”, acrescentou.

De acordo com Lucas Cassule, os livros infantis não são tão comercializados em grande escala, isso desmotiva um pouco, mas as obras já produzidas estão a aguardar que cheguem apoios para a impressão. "Temos artistas e escritores que escreveram grandes e lindas histórias, que já foram ilustradas, à espera que as obras possam ganhar vida, para incentivar as crianças a produzir e publicar mais obras”, disse o director-geral da editora ÉSobreNós.

A actriz e directora da Companhia de Teatro Artes Sol, Solange Feijó, foi a mestre de cerimónia na apresentação do livro, tendo afirmado que "Mussulo - Uma Ilha Encantada” a fez viajar quando tinha 12 a 14 anos, quando o seu tio era pescador e várias vezes desaparecia aos olhos dos familiares e aparecia em datas especiais.

"O Mar quem não ama esta imensidão de água com areias finas movediças, uma brisa acolhedora, imagina o Miguel que ama o bater das ondas, as plumas que formam as asas das gaivotas, esta ave marinha de bico longo que o transportou sem hesitar para o cumprimento do seu desejo”, realçou.

"Mussulo - Uma Ilha Encantada”, disse Solange Feijó, é daqueles livros que vale a pena ler para os seus filhotes, uma história que inspira futuros historiadores e futuros inspiradores, por isso, obrigada Cremilda de Lima e Alzira Barros por este momento, por esta viagem tão distante, que não precisou de visto”.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima nasceu em Luanda, a 25 de Março de 1940. Fez o curso de magistério primário na primeira escola que abriu em Angola para a formação de professores em 1962 no Bié e 1963, em Luanda. Em 1987, concluiu o curso de formação científico-pedagógica na Escola Superior de Educação de Setúbal e o curso de língua e cultura portuguesa, na Faculdade de Letras em Lisboa. Em 1993, concluiu o curso superior de Ciências da Educação, opção pedagógica, no Instituto Superior de Ciências da Educação, ISCED, em Luanda. Em 2003, obteve a licenciatura na Escola Superior de Educação de Leiria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura