Desporto

Nadadores angolanos acertam últimos detalhes

Rosa Panzo

Jornalista

Técnicas de saltos, exercícios subaquáticos, partidas e chegadas atarefam os últimos trabalhos de preparação da Selecção Nacional de Natação Pura, visando a disputa dos Jogos Africanos, a decorrerem de 8 a 23 do mês em curso, em Accra, Ghana.

02/03/2024  Última atualização 09H35
Técnico acredita numa companha carregada de êxitos em função da preparação dos atletas © Fotografia por: DR

Em declarações ao Jornal de Angola, o seleccionador nacional, Ivan Matos, informou que esta semana os treinos foram de carga intensa.

"Esta semana tivemos três dias mais intensos e os restantes foram de recuperação", ressaltou. O treinador adiantou que até ao momento os treinos decorrem a bom ritmo com todos os integrantes do grupo.

"Como sabe, estou a trabalhar apenas com o atleta Djamel Pires, na Piscina de Alvalade. Estamos focados nos aspectos técnicos e tudo vai bem. Quanto aos outros continuam a trabalhar no exterior e nos seus clubes”, disse. Em masculinos completam a lista, Janel Tati e José Cochofel, ao passo que na classe feminina trabalham ao serviço da Selecção Nacional, Maria Freitas, N'Hara Fernandes, Rafaela Santo e Carlota Silva.

Janel Tati, José Cochofel, Maria Freitas, N´Hara Fernandes e Carlota Silva trabalham em Portugal, ao passo que Rafaela Santo está nos Estados Unidos da América.

Por seu turno, a nadadora Maria Freitas disse estar ansiosa para a sua estreia nos Jogos Africanos.

"Esta prova será disputada antes do zonal e do africano de Luanda. Passa a não ser o meu foco principal. Mas estou ansiosa para participar e dar o meu melhora", realçou.

Questionada sobre a preparação, a velocista revelou que continua em carga nos exercícios preparatórios.

"Infelizmente, os Jogos Africanos vão acontecer num período em que estão marcadas outras provas. O foco está direccionado para atingirmos os nossos objectivos", garantiu. Maria Freitas foi eleita a melhor nadadora da sua categoria, no Zonal IV, disputado em Luanda, no mês de Maio, do ano passado. Depois da segunda internacionalização, no Campeonato do Mundo de Natação Júnior, em Israel, a nadadora angolana Carlota Silva está em carga para o ciclo preparatório, tendo em vista uma estreia auspiciosa.

"A minha preparação para os Jogos Africanos está a meio de um ciclo de preparação.  Logo conto com algumas melhorias dos meus tempos, em cada prova que nadar".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto