Mundo

Namíbia melhora cadeia de assistência alimentar

A Namíbia alcançou 45% de auto-suficiência alimentar, pela primeira vez em 15 anos, graças à produção sustentada dos agricultores e apoio do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas.

07/04/2024  Última atualização 13H26
© Fotografia por: DR

"A Namíbia, uma nação desértica, reduziu significativamente as importações de alimentos, especialmente de cereais básicos como o milho, o painço e o trigo”, anunciou, sexta-feira, o PAM, citado pela Efe.

"Esforços de colaboração entre agricultores, processadores agrícolas e acordos de comercialização da indústria impulsionaram a produção agrícola, o acesso ao mercado e a sustentabilidade geral”, refere o comunicado.

O Conselho Agronómico da Namíbia (NAB, na sigla em inglês), que regula o movimento de produtos agronómicos e hortícolas, aumentou as restrições às importações para proteger os produtores locais da concorrência e para promover a autossuficiência alimentar através da promoção da quota de mercado de produtos especiais controlados e de esquemas de comercialização de cereais, realça o PAM.

"O objectivo é expandir as operações, aumentar a produção agrícola e impulsionar a Namíbia para a auto-ssuficiência alimentar, diminuindo simultaneamente a dependência das importações”, afirmou o director executivo do NAB, Fidelis Mwazi, citado no comunicado.

Segundo Mwazi, o compromisso do conselho é "implementar um programa robusto de substituição de importações, para criar um ambiente e um mercado próspero para os agricultores locais”.

O PAM está a promover sistemas alimentares "de ponta a ponta” na Namíbia, fornecendo tecnologia inteligente para o clima, sementes resistentes à seca, investimento em infra-estruturas, energia limpa, acesso ao mercado e formação agrícola, segundo a entidade.

"Ao longo dos anos, o PAM tem vindo a complementar as prioridades do Governo da Namíbia na expansão da produção interna de alimentos, facilitando parcerias e investimentos que permitem ao país captar maior valor do sistema alimentar, bem como fortalecer sistemas e estruturas que demonstram eficiência e eficácia para cumprir este mandato”, declarou o representante e director do PAM nesta nação, George Fedha. O PAM presta apoio técnico ao Governo para ajudar a fortalecer a cadeia de valor dos sistemas alimentares, bem como acelerar a transformação rural com vista a alcançar a ‘Fome Zero’, concluiu o comunicado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo