Desporto

Natação: Lesão no joelho adia sonho de Rafaela Santo em Doha

Rosa Panzo

Jornalista

A nadadora angolana Rafaela Santos, única representante nacional em feminino, não terminou a prova de 10 quilómetros de Águas Abertas no Campeonato do Mundo, que se disputa em Doha, Qatar, desde sábado, por uma lesão no joelho.

05/02/2024  Última atualização 07H56
Angolana desistiu da prova dos 10 quilómetros © Fotografia por: DR

A fundista viu o sonho adiado de carimbar o passe para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, na disputa dos 10 km no Mundial de Doha, por uma DNF, (significa que não terminou o percurso, com desqualificação directa pelo regulamento estabelecido pela World Aquátics).

Em conversa com o Jornal dos Desportos, o director Técnico da Federação Angolana de Natação, Artur Henriques, justificou as razões da nadadora não terminar o percurso com sucesso."A Rafaela desistiu a meio da prova por problemas no joelho. Começou bem a prova, mas fez apenas uma volta ao percurso e teve que parar", explicou.

A angolana consta da lista de atletas de países inscritos no percurso de 10 quilómetros que não terminaram a prova.  As nadadoras da Argentina e Turquia também não terminaram o percurso com sucesso. A nadadora do Clube Náutico da Ilha de Luanda, evolui desde à época passada na Florida, Estados Unidos da América, no Centro de Alto Rendimento de Azura.

Recentemente

Rafaela Santo quebrou quatro recordes, sendo dois seniores e igual número em absoluto nos 1500 e 800 metros livres que perduravam há uma década, ao pulverizar 18min50s80 nos 1500 metros livres. A marca anterior pertencia à ex- nadadora Yara Lima fixado em 19min16s28.

Na prova dos 800 metros livres deixou cair o recorde com a marca de 9min46s77, ao cronometrar com o tempo de 9min44s31.

O Mundial na disciplina de Águas Abertas decorre até oito do mês em curso.

Em masculinos, Angola será representada por Yano Elias, no dia 7, na prova dos cinco, quilómetros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto