Cultura

Novo CD da Banda Maravilha encanta fãs no Lubango

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Dezenas de fãs da província da Huíla, concretamente da cidade do Lubango, manifestaram que continuam a ser fiéis à Banda Maravilha que, no fim de semana, apresentou o quinto álbum, intitulado “Entre Kambas”, com adesão notável e carinho do público.

01/03/2024  Última atualização 13H45
“Embaixadores do semba” vendem álbum no Lubango © Fotografia por: Francisco Lopes| edições novembro

A apresentação da obra enquadrada nos festejos dos 30 anos de carreira artística da banda, assinalados no ano passado, proporcionou entre os convivas momentos de recordação dos sucessos do grupo, considerados "Embaixadores do semba”.

O novo disco possui 13 faixas musicais que estão a cativar os apreciadores do semba, nomeadamente "Mama Muxima”, "Chuvas”, "Mena”, "Itumbio Teka”, "Eu sou de Angola”, "Rapsódia D’Sembas”, "04 de Fevereiro”, "Valores”, "Ngandiuana”, "Nelinha”, "Samba é Semba”, "Viola” e "Man David”. O disco foi gravado no estúdio da Rádio Vial, em Luanda.

Marito Furtado, responsável da banda, afirmou, na ocasião, que o actual disco foi composto com base nos estilos semba, rumba e bolero. "As letras retratam o amor ao próximo, reforço da reconciliação, maior aproximação entre os cidadãos e a preservação dos valores culturais nacionais”.

Marito Furtado destacou a participação de artistas de referência no país e no estrangeiro, com destaque para Elias dya Kimuezo, Filipe Mukenga, Yola Semedo, Irina Vasconcelos, Karina Santos e o conceituado cantor brasileiro Martinho da Vila.

O carinho e atenção especial que os lubanguenses nutrem pelo grupo, realçou, fez  com que levassem para a sessão de venda e assinatura de autógrafos 120 exemplares do disco. "Em poucas horas, os discos esgotaram porque os fãs se  interessaram em ter um disco original para apreciar e, se necessário, cantar nos tempos livros”,disse.

O primeiro CD da Banda Maravilha, actuais "embaixadores do semba” em Angola, intitulado "Angola Maravilha” chegou às mãos do público em 1996, tendo convencido e conquistado dezenas de apoiantes e consumidores, para, em 2002, surgirem com "Semba Luanda”,  em 2006, com "Zungueira” e em 2010, com "As Nossas Palmas”.

Espectáculos musicais

A realização de espectáculos musicais nos municípios da província da Huíla é uma das pretensões dos fãs da Banda Maravilha, de modo a permitir que os antigos e novos apreciadores das suas músicas tenham a possibilidade de acompanhar ao vivo o talento do grupo.

Fernando Jamba, Maria Augusta e Carlos Sambamby são fãs do grupo, que residem nos municípios de Matala, Gambos e Caconda, respectivamente,  e almejam a realização de espectáculos músico- culturais da Banda Maravilha, nas sedes das suas localidades, de modo a dar a oportunidade aos fãs de acompanharem, ao vivo, o talento de cada integrante da banda.

A Banda Maravilha, fundada em 1993, é uma das herdeiras mais próximas do histórico conjunto "Merengues”, assumindo uma malha eclética de sonoridades onde ressoam, na sua mais profunda composição, a influência dos grupos carnavalescos, incluindo a absorção das experiências rítmicas do conjunto Ngola Ritmos, fundado em meados dos anos 1940.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura