Sociedade

Novos quadros disponíveis para o mercado de trabalho

Juliana Domingos| Huambo

Jornalista

O Instituto Superior Politécnico Católico (ISPOC) do Huambo colocou, segunda-feira, à disposição do mercado de trabalho um total de 322 licenciados dos cursos de Didáctica de Ensino da Língua Portuguesa, Contabilidade e Administração, Gestão de Empreendedorismo e Direito.

07/05/2024  Última atualização 08H41
Objectivo das instituições é colocar formandos preparados a ajudar no desenvolvimento do país © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Na cerimónia de entrega dos diplomas, o Arcebispo emérito do Huambo, Dom José de Queiroz Alves, considerou a graduação dos licenciados um contributo efectivo que a Igreja Católica tem dado no desenvolvimento da sociedade. "A entrega de um diploma, além de trazer alegria e esperança, representa expectativa de grandes desafios a superar”, disse.

O director-geral do ISPOC no Huambo disse que 426 finalistas concluíram os cursos no ano lectivo passado e destes, apenas, 322 conseguiram acabar com os projectos. José Cambuta adiantou, ainda, que os 322 finalistas são os primeiros licenciados, desde que a instituição foi criada, em 2018.

O instituto, destacou, está a trabalhar para formalizar a abertura de mais dois novos cursos, ligados às Ciências da Comunicação e Engenharia Mecânica, para o ano lectivo de 2025. "A meta, agora, é equipar a instituição com laboratórios”.


Cuando Cubango

A Universidade Cuito Cuanavale (UCC) colocou à disposição do mercado de trabalho, do Cuando Cubango, 223 recém-licenciados nos cursos de Matemática, Enfermagem, Biologia, Informática e Gestão Turística, disse, ontem, o reitor da instituição.

António Eduardo Alicerces referiu que dos 223 licenciados, 53 frequentaram o curso de Enfermagem, 46 de Informática, 44 de Biologia, 41 de Matemática e 31 de Gestão Turística. Na cerimónia de fim da formação, testemunhada pela vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social, Helena Chimena, o reitor destacou o empenho dos estudantes, durante o período de formação académica.

Para o reitor, é fundamental colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que vão ajudar no desenvolvimento sócio-económico do país. Os docentes, reconheceu, têm um papel fundamental no processo de formação. "Por isso, encorajo os professores a continuarem firmes na missão de formar homens novos”, disse, além de recordar que a instituição formou, desde 2009, mais de dois mil estudantes.

Aos recém-licenciados, apelou à busca, incansável, pelo conhecimento e fazer jus à formação, para além de serem persistentes na construção de uma carreira de sucesso.

 
Referência

A vice-governadora do Cuando Cubango para o Sector Político, Económico e Social considerou a Universidade Cuito Cuanavale uma referência na formação da próxima geração.

Helena Chimena disse que com o lançamento de novos licenciados no mercado de trabalho, a província ganha mais profissionais formados e capazes de dar resposta aos desafios nas áreas de Tecnologia, Educação, Saúde e fomento ao Turismo.

"É preciso que os novos licenciados estejam preparados para se adaptarem ao mercado de trabalho, tendo em conta o conhecimento e a evolução das novas tecnologias”, defendeu, além de destacar a direcção da universidade por ter desenvolvido uma nova dinâmica, com realce ao curso avançado em Metodologia de Investigação Científica e Gestão de Projectos, implementados de forma a aumentar o número de docentes investigadores.

Aos novos licenciados, a governante disse que a licenciatura é o começo de uma nova jornada. "Cada um deve assumir as próprias decisões e adaptar-se ao mercado de trabalho, bem como actuar e aplicar com rigor os princípios éticos e deontológicos das profissões, tendo em vista os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade