Gente

O guardião das tradições da terra

"Naquele dia, há muito tempo", como se ouve falar na linguagem lá do bairro, musseque no outro no tempo, o jornalista, escritor e jurista Manuel da Costa "Costinha" recebeu de um amigo, que na ocasião o visitou, pedaços de cana de açúcar, mel e água ardente nacional, a famosa "água do chefe" ou, se quisermos, o caporroto.

11/03/2024  Última atualização 06H35
© Fotografia por: DR

A satisfação do mais velho Costinha, também conhecido por Kajim Bangala, seu nome literário, era tão evidente que até as pessoas que passavam perceberam a alegria do "kota”. O homem, ao receber os pedaços de cana, jurou "pela alma" da sua mãe que não se lembrava há quanto tempo já não via "ao vivo" nem comia cana-de-açúcar. Arriscou mesmo em dizer que já levava pouco mais de meia década.

Como era época de cacimbo, ele também reagiu com agrado ao ver o mel, natural e nacional, que provinha lá das bandas do Cachiungo, no Huambo. Disse que seria "uma arma" que chegava "a tempo para a batalha contra os resfriados". Costinha até recordou o chá da sua avó contra a gripe, que não dispensava o mel.

O veterano jornalista lamentou as notícias que dão conta do abate indiscriminado de árvores nas regiões de Angola, onde se produz  mel, o que tem afugentado as abelhas produtoras. Quanto ao caporroto, que recorreu a uma velha terminologia para o identificar, o "quemaço", disse que teria, "a seu tempo o destino merecido". Só mesmo o mais velho Costinha para proporcionar uma combinação de elementos poéticos para simbolizar o momento que recebia a humilde, mais valiosa oferta.

Aliás, Kajim Bangala é um defensor das coisas da terra. Não é à toa que, com alguma regularidade, vai à sua sanzala, lá nas bandas de Icolo e Bengo. Posto lá, não desperdiça o bom cacusso, com feijão de óleo de palma, o muzonguê(caldo), acompanhado do saboroso maruvo. Ele também não dispensa a mwelele de kandumba.

Se o amigo leitor estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre o escritor Kajim Bangala, não deixe de procurar pelas suas obras. Ele é autor de vários livros de poesia, o mais recente intitula-se "Celestial da Baía Azul".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente