Sociedade

Obras do novo Hospital da Catumbela a bom ritmo

Arão Martins e Maximiano Filipe| Benguela

Jornalistas

As obras de construção do novo Hospital Municipal da Catumbela, em curso desde o segundo semestre do ano passado, com a capacidade para internar 200 pacientes, estão a decorrer a bom curso, de acordo com a empresa empreiteira.

08/04/2024  Última atualização 11H26
Governador de Benguela, Luís Nunes (à direita), visitou as obras © Fotografia por: Fernando Oliveira | Benguela | Edições Novembro

De iniciativa central, a nova unidade hospitalar vai ter, dentre outros, os serviços de banco de urgência, cuidados intensivos, maternidade, ortopedia, radiologia, consultas pré-natais, vacinação, internamentos, raio X, medicina geral, estomatologia, obstetrícia e oftalmologia.

O governador de Benguela, Luís Nunes, visitou os trabalhos em curso, que começaram em Julho do ano passado, tendo manifestado satisfação pela forma como as obras decorrem.

Em declarações aos jornalistas, Luís Nunes disse que o Governo Povincial está a seguir de perto os trabalhos e o objectivo é terminar os trabalho antes do prazo.

A obra, esclareceu, permitiu criar 200 empregos aos jovens locais e tem como prazo de conclusão o ano 2026. "Porém, pelo ritmo das obras, tudo indica que vai ser concluída antes do prazo”.

O sector da Saúde consta entre as prioridades do Executivo, visando a melhoria da qualidade de vida das populações. "Estamos satisfeitos com o nível de execução da obra, que vai, certamente, contribuir para a melhoria da qualidade da assistência médica e medicamentosa às populações, não só da Catumbela, mas, também, de outros pontos da província”, disse.

O empreiteiro encarregue da obra disse que os serviços de energia e água ainda não estão incluídos no contrato.

Antes da conclusão do projecto, garantiu o governador, vai se dar solução às questões da água e energia eléctrica. "É uma obra que vai ser inaugurada em 2026, ainda temos muito caminho para andar”, assegurou.

 
Mais obras

Em simultâneo, referiu, decorrem, também, as obras de construção do centro de reabilitação física, que estava parada há 6 anos. "Este ano, em Outubro próximo, vamos colocar o centro à disposição dos pacientes”, prometeu.

Além da visita às obras de construção do novo Hospital Municipal da Catumbela, o governador provincial de Benguela visitou, também, o bairro da Casa da Juventude, em Benguela.

Na ocasião, os moradores solicitaram ao governador a reabilitação da via de acesso. Após ouvir os habitantes locais, Luís Nunes disse que a melhoria da via vai começar dentro de um mês.

"Vamos apoiar o que é público, ao invés de realizar acções particulares”, adiantou, além de reconhecer que uma das principais preocupações do Governo local é o melhoramento das vias de acesso.

A localidade conta com 96 casas, todas elas habitadas, desde 2011. Em declarações ao Jornal de Angola, Sandra Rodrigues, em nome dos moradores, disse que além da reabilitação da via, outra preocupação é a expansão dos serviços de energia e água.

Na ocasião, o governador anunciou, também, a construção de um novo hospital comunal, cuja antiga estrutura desabou devido às chuvas.

Além do hospital, avançou, a outra preocupação é a construção de diques de retenção das águas. Para esse caso, informou, já foi feito o levantamento e algumas obras já decorrem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade