Mundo

Ocean Viking resgata acima de 50 migrantes

O navio-ambulância 'Ocean Viking', da SOS Méditerranée, resgatou, no domingo, 55 pessoas, incluindo quatro menores, que estavam em perigo numa "embarcação de madeira, ao largo da costa da Líbia.

09/04/2024  Última atualização 09H05
Socorristas salvam vários migrantes na costa da Líbia © Fotografia por: DR

De acordo com a ONG, sediada em Marselha, no Sul de França, as 55 pessoas estão bem, mas uma delas "desmaiou de exaustão enquanto embarcava" no 'Ocean Viking'. A embarcação de madeira navegava em áreas internacionais e um barco-patrulha líbio chegou ao local após o salvamento, mas não interveio, de acordo com a SOS Méditerranée, citado pela AFP. As autoridades marítimas italianas designaram o Porto de Livorno, no Noroeste do país, para desembarcar os sobreviventes. Por sua vez, a ONG considerou que, por estar a 1.160 quilómetros do local do resgate, este está "muito longe".

Uma porta-voz da ONG, lamentou que "as pessoas resgatadas tenham de passar vários dias no mar, quando já estão exaustas e muito afectadas por tudo o que passaram". Várias organizações têm criticado a Itália por designar portos distantes dos locais de salvamento e, assim, prolongar os tempos de navegação.

SOS Méditerranée resgatou mais de 39 mil pessoas no Mediterrâneo desde 2016, principalmente no Mediterrâneo Central, a rota migratória mais perigosa do mundo. Em 2023, 3.105 migrantes morreram ou desapareceram depois de tentarem atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, de acordo com os últimos números da Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma agência da ONU.

Desde Janeiro, 471 migrantes morreram ou desapareceram, segundo a mesma fonte. O número de travessias irregulares das fronteiras externas da União Europeia (UE) manteve-se estável em 31.200 nos primeiros dois meses do ano, face ao período homólogo, segundo dados divulgados pela agência europeia da fronteira, Frontex.

A rota do Mediterrâneo Central (para a Itália) apresentou, em Janeiro e Fevereiro um recuo de 70 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo