Mundo

Ofensiva continua na Faixa de Gaza

Dezenas de ataques israelitas ocorreram desde sábado na Faixa de Gaza, numa altura em que se espera nova ronda de negociações entre Israel e o Hamas, tendo morrido 75 pessoas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

01/04/2024  Última atualização 10H45
Território palestiniano está a ser destruído pelos ataques © Fotografia por: DR

Apesar de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exige um cessar-fogo imediato, os combates não cessaram na Faixa de Gaza, quase seis meses após o início da guerra desencadeada por um ataque do Hamas contra Israel, a 7 de Outubro.

Além das vítimas mortais e da destruição, a guerra provocou uma catástrofe humanitária em toda a Faixa de Gaza, onde a maioria dos 2,4 milhões de habitantes foram deslocados e estão agora ameaçados de fome, segundo a ONU, que, há semanas, lamenta o facto de a ajuda estar longe de ser suficiente para satisfazer as necessidades da população.

Desde Fevereiro, várias distribuições de ajuda nesta cidade tornaram-se trágicas, com mais de uma centena de mortos no total. No início da última semana, 18 palestinianos morreram, incluindo 12 que se afogaram no mar, quando tentavam recuperar alimentos lançados de paraquedas por aviões árabes e ocidentais. Na quinta-feira, o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) ordenou a Israel que fornecesse "ajuda humanitária com carácter de urgência” a Gaza, face a uma "fome crescente”.

Perante às pressões internacionais e das famílias dos reféns israelitas na posse do Hamas, o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou na sexta-feira ter "aprovado uma nova ronda de negociações, nos próximos dias, em Doha e no Cairo”. De acordo com um jornal egípcio pró-governamental próximo dos serviços de segurança, estas negociações deverão ser retomadas hoje.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo