Cultura

“Oppenheimer” grande vencedor dos Óscares

“Oppenheimer”, de Christopher Nolan, conquistou o Óscar de Melhor Filme, somando um total de sete estatuetas na 96.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

12/03/2024  Última atualização 10H46
© Fotografia por: DR

O filme de Christopher Nolan, que também ganhou o Óscar de Melhor Realização, competia para Melhor Filme, com "American Fiction”, "Anatomia de uma queda”, "Barbie”, "Os excluídos”, "Assassinos da lua das flores”, "Maestro”, "Vidas passadas”, "Pobres criaturas” e "Zona de interesse”.

Os Óscares foram entregues na noite de domingo, no Dolby Theatre, em Los Angeles, numa cerimónia em que "Oppenheimer” era o mais nomeado dos filmes, com 13 designações.

No final, a obra de Nolan somou sete óscares: Melhor Actor (Cillian Murphy), Melhor Actor Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Banda Sonora Original, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, além dos óscares de Melhor Filme e Melhor Realização.

"Pobres criaturas”, do realizador grego Yorgos Lanthimos, que somava 11 nomeações, conseguiu quatro estatuetas: Melhor Actriz (Emma Stone), Melhor Caracterização, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Design de Produção.

O filme de Martin Scorsese, "Assassinos da lua das flores”, que partiu com dez nomeações, entre as quais as de Melhor Filme e Melhor Realização, não obteve qualquer Óscar, à semelhança de "Maestro”, de Bradley Cooper, uma biografia do compositor e regente Leonard Bernstein, que foi candidato a Melhor Filme.

"Barbie”, de Greta Gerwig, obteve apenas uma estatueta das oito nomeações, para a canção de Billie Eilish e Finneas O’Connell "What was I made for?”.

Este foi o segundo Óscar conquistado pela dupla de irmãos, depois de, há dois anos, terem vencido na mesma categoria com a canção tema do filme "007: Sem tempo para morrer” ("No time to die”).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura