Desporto

Organização do Torneio assegura prontidão

A organização do Torneio Internacional de Pesca Desportiva ao Corrico de Alto mar, denominado Lobito Bílis Clássica, tem as condições criadas para o êxito do certame, a decorrer a partir de amanhã até domingo, na província de Benguela.

21/03/2024  Última atualização 11H00
António Rodrigues destaca participação de 14 equipas © Fotografia por: DR

A garantia foi dada ao Jornal de Angola por António Rodrigues "Tino”, membro da Comissão da Zona Sul da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD), e assegurou a presença de 14 equipas entre nacionais e estrangeiras.

Entre os inscritos, segundo o responsável federativo, o destaque recai às formações lobitangas de Lala-la Fixing, Bravos da Baía, Múnster Gish, Só Pra Contrariar e Vida Louca, e as de Luanda, Tudo Gish, Akwalunga e o Team Náutico.

"O Torneio conta, também com a participação das formações da Inglaterra e da África do Sul. Uma equipa namibiana foi convidada, porém, mostrou-se indisponível, podendo fazê-lo nas próximas edições”, salientou.

O arranque da prova está aprazado para as 7h00, prevendo o regresso por volta das 16h00.

Segundo Rodrigues, no segundo dia a organização abre a possibilidade a todos que se predispuseram em apreciar o movimento em pleno alto mar. No último dia, o evento culmina com a cerimónia de outorga, numa das unidades hoteleiras da urbe lobitanga. O Clube Náutico do Lobito é o ponto de partida e chegada dos concorrentes.

Em 2015, Lobito albergou o Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva ao Corrico de Alto Mar. Angola sagrou-se tricampeã, com oito pontos. A competição contou com a participação da África do Sul (medalha de prata/12 pontos), Itália B (bronze/13), México, Brasil, Espanha, Alemanha e Croácia.

Com a realização do Lobito Bílis Clássica, a FAPD pretende manter viva a modalidade. "Não podemos deixar morrer. Vamos dar outra dinâmica. Ficámos muito tempo sem realizar eventos, por conta da pandemia da Covid-19. Daí a necessidade de retomarmos em força”, precisou António Rodrigues.

              

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto