Desporto

Palancas Negras: Fadiga impede sonho africano

Betumeleano Ferrão em Abidjan

Jornalista

A fadiga física também foi determinante na eliminação da Selecção Angolana, garantiu o técnico Pedro Gonçalves, que se mostrou desiludido por alinhar frente à Nigéria jogadores que não estavam na plenitude da forma física.

04/02/2024  Última atualização 09H08
© Fotografia por: DR

Embora tenha evitado citar nomes, Pedro Gonçalves revelou que alguns atletas foram a jogo limitados, o que acabou por afectar grandemente o rendimento destes no desafio com a Nigéria.

"O jogo foi de grande intensidade e exigiu muito de nós. Alguns atletas acusaram cansaço físico e outros acabaram por se ressentir de lesões que trouxeram de outros jogos,” esclareceu.

O calendário apertado da competição, aliado ao clima, acabaram por afectar em demasia a Equipa Nacional, tendo em conta que os nigerianos tiraram todo o proveito da vantagem de terem jogado mais uma vez no seu habitat natural.

"Embora possa parecer desculpa, este é um detalhe importante, que vale a pena referir. Tivemos de jogar em três cidades diferentes. A Nigéria ainda não saiu de Abidjan. Fez todos os seus jogos sem precisar sair da cidade. Pode não parecer, mas acaba sempre por ter a sua influência em campo,” argumentou.

O seleccionador nacional argumentou que os Palancas Negras precisavam de todas as condições favoráveis para conseguirem sobreviver na competição.

"Fizemos de tudo para continuar em prova. Se não fossem os jogos seguidos num curto período de tempo, a nossa condição física seria outra e o resultado também poderia ser diferente. O cansaço e as lesões acabaram por nos limitar muito,” lamentou.

Agora que a história no CAN-2023 terminou nos quartos-de-final, o Pedro Gonçalves só tem palavras de agradecimento aos atletas, porque foram para lá do limite daquilo que poderiam dar.

"Neste momento, só me resta agradecer aos meus atletas pela brilhante campanha, fizeram mais do que aquilo que era esperado em campo, saímos daqui com o sentimento de dever cumprido,” enalteceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto