Desporto

Palancas preparam amistoso com Marrocos em Agadir

Betumeleano Ferrão

As duas selecções tiveram sorte diferente na última edição do Campeonato Africano das Nações disputada na Côte d'Ivoire

19/03/2024  Última atualização 11H44
Grupo de trabalho procura adaptação ao clima da cidade marroquina, onde joga dentro de 72 horas © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro

A  Selecção Nacional começa a preparar, hoje, em Agadir, o amistoso de sexta-feira com a sua similar marroquina, em princípio já com a presença de todos os atletas convocados pelo seleccionador Pedro Gonçalves. O pequeno grupo de seis atletas do Girabola viajou ontem à tarde para Casablanca, onde fez escala para chegar ao palco do jogo, a fim de juntar-se aos restantes dos convocados que actuam nos diferentes campeonatos europeus e asiáticos.

O técnico nacional Pedro Gonçalves vai aproveitar todas as vantagens proporcionadas pelo convite da Federação marroquina, para preparar, localmente, o particular com os Leões do Atlas. A dispersão dos atletas angolanos, aliada aos compromissos dos seus clubes, deixou como única alternativa à Pedro Gonçalves, realizar toda a preparação no palco do jogo.

Como o técnico nacional fez questão de enaltecer, quando anunciou os 26, este jogo com Marrocos vai ajudar Angola a preparar futuros compromissos previstos para o meio do ano. Enquanto oito selecções continentais vão estar empenhadas na preliminar de acesso ao apuramento ao CAN 2025, as Palancas Negras vão aproveitar a Data FIFA para efectuarem  dois amistosos, já a olharem para o duplo confronto de Junho com Essuatíni, no dia 2, e Camarões, no dia 8, ambos a contar para a corrida ao Mundial 2026.

A lista dos 26 convocados é dominada por treze jogadores que estiveram no brilharete angolano do CAN 2023, todos eles utilizados por Pedro Gonçalves durante a competição, organizada e ganha pela Côte d'Ivoire. Como a selecção é uma estrutura aberta, o técnico achou por bem juntar o útil ao agradável, ou seja, apostou na continuidade, mas decidiu reforçar a selecção com jogadores que ele mesmo reconheceu que há muito não eram convocados, sem esquecer os três estreantes; dentre eles o central David Carmo e o médio Valter, que podem somar as suas primeiras internacionalizações com a camisola nacional.

Além de treinar e jogar, a selecção angolana vai, também, ser a primeira a beneficiar-se, de imediato, de algumas das condições que Marrocos criou, desde hotéis, campos de treinos e estádios, para albergar o CAN 2025. O amistoso com os Leões do Atlas será disputado no Grande Estádio de Agadir, ao passo que o jogo com  as Comores, está agendado para o Grande Estádio de Marraquexe, ambos com capacidade para mais de 45 mil espectadores; as cidades de Agadir e Marraquexe fazem parte das seis que vão acolher jogos do próximo africano de futebol.

Eis os 26 convocados por Pedro Gonçalves: Neblú, Dominique e Langanga (guarda-redes) Tó Carneiro, Eddie Afonso, David Carmo, Jonas Ramalho, Buatu, Jordy Gaspar,e Núrio Fortuna (defesas) Maestro, Domingos Andrade, Show, Marcos Silva, Megue, Estrela e Valter (médios) Mabululu, Gilberto, Elliot Simões, Milson, Chico Banza, Jérémie Bela, Depú e Miro (avançados).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto