Mundo

Paris destaca parceria estratégica com Abdjan

O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Stéphane Séjourné, disse, ontem, , após ter visitado o Quénia e o Rwanda, que a Côte d’Ivoire continua a ser um dos principais aliados estratégicos em África.

10/04/2024  Última atualização 12H30
© Fotografia por: DR

"O sentido da história das novas relações, fruto de uma parceria equilibrada, é impulsionado por uma diáspora que faz a ligação entre as nossas culturas", declarou Séjourné, citado pela AFP, durante uma conferência de imprensa.

Ao lado do Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, realçou os resultados económicos alcançados, nos últimos anos, pelo parceiro africano, mencionando, também, o papel de Abidjan na "estabilidade regional".

"Continuaremos a trabalhar convosco para esta estabilidade da região", disse o chefe da diplomacia francesa, Stéphane Séjourné. Por sua vez, o Presidente Ouattara saudou "os laços históricos de amizade e cooperação, que continuam a se reforçar" entre os dois países, agradecendo o apoio do Governo francês para o desenvolvimento.

Côte d´Ivoire mantém os laços com Paris, numa altura em que vários países da região, nomeadamente o Mali, Burkina Faso e o Níger, antigas colónias, romperam as relações bilaterais com a França.

Desde há um ano, a França tem vindo a sublinhar a sua vontade de transformar, radicalmente, as relações com o continente africano, sobretudo em matéria de segurança. Antes da visita a Abidjan, o ministro francês deslocou-se a Nairobi, no sábado, onde abordou a "construção de parcerias equilibradas". No domingo, participou nas comemorações do 30.º aniversário do genocídio no Rwanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo