Desporto

Patrick Mahomes sobe “ao terceiro anel” e confirma “quarto” dos Chiefs

Omar Prata

Os Kansas City Chiefs ganharam o Super Bowl, pelo segundo ano consecutivo, depois de superarem os San Francisco 49ers, por 25-22, no prolongamento, com Patrick Mahomes a alcançar o terceiro anel e a confirmar o quarto título da franquia.

12/02/2024  Última atualização 12H12
© Fotografia por: TIMOTHY A. CLARY / AFP)

Breve explicação do que é o Super Bowl:

O Super Bowl, disputado desde 1967, é o encontro mais importante do ano para as franquias de futebol americano, pois determina o vencedor da temporada. De um lado está a equipa que venceu a final de conferência da AFC, aqui representada pelos Kansas City Chiefs, enquanto do outro está a equipa que levou a melhor na final de conferência da NFC, os San Francisco 49ers.

Cada triunfo no Super Bowl equivale a um anel para os jogadores, corpo técnico e outros membros que tenham sido fundamentais para a conquista, além do desejado Vince Lombardi Trophy que é o medidor de sucesso na National Football League (NFL), a principal liga da modalidade.


Sistema de pontuação da NFL:

O sistema de pontuação da NFL, em termos simplificados, consiste em duas equipas que se defrontam entre si para chegarem até à "end zone” adversária, que é onde são marcados os "touchdowns” que equivalem a seis pontos, a juntar a um pontapé aos postes, que totaliza sete pontos, ou no caso de o treinador optar a uma jogada para dois pontos, que é chamada de "two point conversion”, porém não é tão recorrida pelo risco de não concretização. Além disso, há, igualmente, o Field Goal Attempt que é um pontapé aos postes que vale 3 pontos após a conversão ou o nem sempre tão comum, Safety que corresponde a dois pontos e geralmente acontece quando os defesas derrubam o jogador atacante com a bola na sua própria "end zone” ou quando o forçam a sair pela linha de fundo na mesma situação.


Incidências do Jogo:

Las Vegas foi a cidade chamada para acolher o maior evento anual desportivo dos Estados Unidos da América, no Allegiant Stadium, casa dos Las Vegas Raiders.

Dado o pontapé inicial, o primeiro quarto começou da pior maneira para os San Francisco 49ers com Christian McCaffrey a perder a bola com um "fumble”. Mas os Kansas City Chiefs não conseguiram aproveitar. O que de resto foi a tendência de ambos ataques que perderam a "batalha” com as defesas.

No segundo quarto, os 49ers foram os primeiros a pontuar, depois de 11 jogadas e percorrerem 41 jardas, fizeram um pontapé aos postes que resultou no 3-0 por Jake Moody, que estabeleceu o recorde de pontapé mais longo num Super Bowl, 55 jardas.

E a equipa da Califórnia não ficou por aí, mais tarde conseguiu conjugar nove jogadas para 52 jardas que culminaram numa "trick play”, ou seja, um lance que enganou o conjunto de Missouri com Jauan Jennings a receber a bola de Brock Purdy e a descobrir Christian McCafrey para o touchdown, 10-0.

Ainda antes do intervalo, para o Halftime Show, os Chiefs responderam quando precisaram e marcharam 70 jardas, após 15 jogadas, e concretizaram um pontapé aos postes por Harrison Butker, 10-3.

No terceiro quarto, Patrick Mahomes cometeu um erro pouco característico com o passe que foi interceptado pela defesa dos 49ers, mas os californianos esbarraram na qualidade dos homens coordenados pelo génio defensivo Steve Spagnuolo.

Entretanto ainda antes da ida para o último período, Harrison Butker converteu um pontapé aos postes que destronou Jake Moody da distinção de pontapé mais longo num Super Bowl, com 57 jardas, e após um "muffed punt” que tocou no pé de Darrell Luter Jr e que Ray-Ray McCloud III não recuperou a tempo antes de Jaylen Watson deu a Mahomes a hipótese de castigar os 49ers com um passe para as mãos de Marquez Valdes-Scantling para o touchdown de 16 jardas e para a liderança por 10-13.

No quarto período, Brock Purdy reagiu com 14 jogadas e 75 jardas para um touchdown, porém em vez de 17-13, o resultado ficou como se os 49ers tivessem apenas convertido um pontapé aos postes, isto porque Jake Moody falhou o ponto extra que foi bloqueado pela unidade das Special Teams dos Chiefs, portanto 16-13.

Este lance veio a ser decisivo nas contas do duelo, uma vez que os pupilos de Andy Reid empataram na posse de bola seguinte com 13 jogadas e 69 jardas com um pontapé aos postes de Harrison Butker de 24 jardas, por 16-16.

A resposta não tardou e ambas franquias marcaram de três pontos, primeiro por Jake Moody com oito jogadas, 40 jardas e um field goal de 53 jardas, enquanto Harrison Butker concretizou das 29 jardas, após uma sequência de 12 jogadas e 64 jardas, 19-19.

No prolongamento, agora com novas regras, antes quem marcasse touchdown vencia, sem dar a bola a equipa contrária.

Os 49ers fizeram 17 jogadas de 76 jardas para um pontapé aos postes de Jake Moody de 27 jardas, para 22-19.

Mas deram a bola ao melhor Quarterback da NFL, Patrick Mahomes, que guiou aos Chiefs por 14 jogadas, 75 jardas, até ao touchdown, por 22-25, já com três segundos para o fim, com o passe da vitória a ser lançado para Mecole Hardman, que se provou decisivo ao regressar a meio da época à formação de Kansas em Outubro de 2023.

Numa partida em que os detalhes decidem tudo, o treinador dos San Francisco 49ers, Kyle Shanahan, perde para Andy Reid, mais uma vez, no Super Bowl, à semelhança do que já tinha acontecido, em 2020, por 20-31, em Miami,

Por sua vez, Patrick Mahomes, aos 28 anos, em apenas seis épocas, junta-se ao QB, dos Dallas Cowboys, nos anos 90, Troy Aikman, com três anéis, e termina como jogador mais valioso do Super Bowl, pela terceira vez, com 333 jardas lançadas, 34 passes certeiros em 46 tentativas, dois touchdowns e uma intercepção.


Lista de anéis no Super Bowl por Quarterback:

Tom Brady, sete –  seis por New England Patriots e um pelos Tampa Bay Buccaneers.

Joe Montana, quatro – (San Francisco 49ers)

Terry Bradshaw, quatro – (Pittsburgh Steelers).

Troy Aikman, três – (Dallas Cowboys).

Patrick Mahomes, três – (Kansas City Chiefs).

Eli Manning, dois – (New York Giants).

Peyton Manning, dois – um pelos Indianapolis Colts e outro pelos Denver Broncos.

Ben Roethlisberger, dois, – (Pittsburgh Steelers).

John Elway, dois – (Denver Broncos).

Jim Plunkett, dois – (Las Vegas Raiders, anteriormente Oakland/Los Angeles Raiders).

Bob Griese, dois – (Miami Dolphins).

Roger Staubach, dois – (Dallas Cowboys).

Bart Starr, dois (Green Bay Packers).

Nota: Há QB’s que venceram como suplentes, optei por não os mencionar.

 

Franquias mais bem-sucedidas no Super Bowl:

1.     Pittsburgh Steelers e os New England Patriots com seis títulos.

2.    Dallas Cowboys e os San Francisco 49ers com cinco títulos.

3.    Green Bay Packers, os New York Giants e agora os Kansas City Chiefs com quatro títulos.

4.     Denver Broncos, Washington Commanders, anteriormente Redskins, e Las Vegas Raiders, anteriormente Oakland/Los Angeles, com três títulos.

5.    Indianapolis Colts, anteriormente *Baltimore Colts, Los Angeles Rams, anteriormente St.Louis Rams, Baltimore Ravens, Miami Dolphins e Tampa Bay Buccaneers com dois títulos.

6.    New York Jets, New Orleans Saints, Chicago Bears, Seattle Seahawks e Philadelphia Eagles com um título.

*Os Baltimore Colts mudaram-se para Indianapolis e fizeram a primeira época em 1984, enquanto os Baltimore Ravens nasceram, em 1996, quando o dono dos Cleveland Browns, Art Modell, decidiu mudar a equipa para Maryland, deixando para trás toda a história da franquia anterior para criar uma nova. Como forma de compensar o sucedido, a NFL reactivou os Cleveland Browns em 1999 e permitiu com que se pudessem reforçar através de um draft.


Usher e amigos animaram o Halftime Show

O Super Bowl além de futebol americano, tornou-se igualmente uma máquina de fazer dinheiro com anúncios publicitários e com o entretenimento e o espectáculo no "Halftime Show”.

Desta vez, o espectáculo foi "prestigiado” por aquele que é apelido por muitos como o "Rei do R&B”, Usher, que cantou a música "Caught Up” numa coreografia onde demonstrou a sua coordenação motora, Alicia Keys com a "If I Ain’t Got You”, para o dueto ao som de "My Boo”.

Além da "You Got it Bad”, para deixar entrar em cena a artista H.E.R. com a música "Bad Girl”, que mostrou os dotes na guitarra com um solo que não deixou ninguém indiferente.

Seguiram-se convidados como Will.i.am com um momento de Rap durante a faixa "OMG”. Usher demonstração o grande dançarino que é com patins em linha e outra das suas famosas canções "Burn, e ainda reuniu Jermaine Dupri que animou o público com o momento de "Confessions (Part II) e por fim, Lil Jon cantou a "Turn Down for What”, com Ludacris a juntar-se à festa e Usher a finalizar com o hit "Yeah!”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto