Mundo

Paulo Rangel clarifica posição do actual Governo

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, afirmou, ontem, citado pela Lusa, que “Portugal teve algumas hesitações, especialmente quando estava a dar o estatuto de país candidato [à Ucrânia]”.

06/04/2024  Última atualização 13H35
© Fotografia por: DR

Na primeira deslocação ao exterior, para uma reunião ministerial na NATO, o novo chefe da diplomacia portuguesa disse que, entre os vários encontros com homólogos de outros países, conversou com Dmytro Kuleba,  ministro dos Negócios Estrangeiros de Volodymyr Zelensky, sobre o apoio de Portugal à Ucrânia.

Do ministro ucraniano ouviu "um agradecimento a Portugal pelo compromisso e pelo seu empenho na defesa da causa ucraniana”, tendo Rangel afirmado "por parte de Portugal um endosso de todo o apoio humanitário, apoio financeiro que também existe, como iniciativa checa [para a aquisição de munições de artilharia] e apoio militar”.

Neste diálogo com o chefe da diplomacia ucraniana, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros disse ter dado "continuidade” ao teor do telefonema entre o novo chefe do Governo, Luis Montenegro, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Chamo a atenção para uma coisa que, obviamente, motivou o telefonema do Presidente Zelensky, que foi o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, no seu discurso de posse, ter dado um claro sinal de ser a favor do alargamento da União”, salientou Rangel, convicto de que a posição do novo Governo relativamente à Ucrânia tem determinadas nuances que contrastam com as do Governo anterior.

O Governo, diz Rangel, quer clarificado de forma inquívoca a posição de Portugal sobre a guerra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo