Política

Pavel promete apoiar diversificação da economia

António Cruz | Praga

Jornalista

O Presidente da República Checa, Petr Pavel, prometeu, em Praga, o apoio do país nos esforços para a diversificação da economia angolana.

23/02/2024  Última atualização 08H45
Presidente da República Checa, Petr Pavel © Fotografia por: DR
Petr Pavel assegurou que a República Checa pode participar em diversas acções nos sectores da Agricultura Inteligente, Indústria Extractiva, Transportes Aéreos e Terrestres.

"Angola está a fazer esforços de diversificar a economia, tal como a República Checa fez ainda há bem pouco tempo e podemos participar em vários domínios”, disse o Presidente checo.

Em declarações à imprensa, no quadro da visita do Presidente João Lourenço à República Checa, Petr Pavel disse que, além do sector da Extracção, se pode também comprar minerais, apoiar nos estudos geológicos e noutras áreas. O Presidente Petr Pavel explicou que estas possibilidades foram debatidas no encontro com o homólogo angolano e vão ser, em seguida, discutidas com mais pormenor entre os ministros. "Onde há boa vontade, há, também, modos de realizar os planos. Nós demos o primeiro passo, tendo assinado o Memorando de Entendimento”, disse o Presidente checo.

O Presidente Petr Pavel deu a conhecer que muitas empresas checas já exprimiram o interesse em colaborar com Angola e agradeceu a abertura proporcionada pelo Chefe de Estado, João Lourenço, e o facto de integrar na delegação os ministros de vários sectores que podem debater mais, ao pormenor, as possibilidades de colaboração.

No âmbito da segurança global, particularmente em relação à Ucrânia e noutros conflitos, Petr Pavel disse que Angola partilha a mesma visão que a República Checa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política