Desporto

Pedro e Luís disputam Pré-Olímpico em Milão

Silva Cacuti

Jornalista

Pedro Gomes “La Pantera Negra”, recentemente consagrado Campeão Intercontinental da IBA World, categoria dos 57Kg e Luís da Costa “Boika”, 71 Kg, actua no Nantes de França, são os pugilistas angolanos que participam no primeiro Torneio Pré-Olímpico de boxe a ser disputado em Milão, Itália, de 4 a 11 de Março.

01/02/2024  Última atualização 11H10
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

A Federação Angolana de Boxe (FAB), em parceria com o Comité Olímpico Angolano (COA), aposta na inscrição do boxe nos Jogos Olímpicos de Paris´2024. "La Pantera Negra” é filho de Manuel Gomes, antigo pugilista olímpico e campeão mundial, actualmente ligado ao Benfica de Portugal. 

A 26 do corrente, Boika competiu, fora da sua categoria (67Kg) e foi eliminado nos quartos-de-final da Taça de França.  Em oito dias, o Torneio Pré-Olímpico, denominado Boxing Experience Busto Arsizio, vai juntar 500 pugilistas, entre os quais 200 femininos. A prova apura 49 atletas para Paris ́2024.

 Os dois atletas já trabalham para a competição, cada um com o respectivo treinador. La Pantera Negra trabalha sob a batuta do português Paulo Magalhães, enquanto Boika está sob orientação técnica do angolano José Muhongo "Chilola”.

Em Maio, está prevista a realização de outro Torneio, última hipótese para os atletas que falharem o apuramento em Milão. O boxe de Angola teve a última presença nos Jogos Olímpicos em 2012, com o pugilista Tumba Silva, mas acabou derrotado sem competir, por falhar a pesagem.

Antes, as representações angolanas tinham ocorrido nos Jogos de Moscovo´1980, com os atletas João de Almeida, Abílio Cabral e Alberto Coelho. Em 1988, em Seul, a modalidade voltou a estar representada por Manuel Gomes, Apolinário da Silveira e Adão Nzuzi.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto