Desporto

Pérolas iniciam hoje trabalhos para os XIII Jogos Africanos

Silva Cacuti

Jornalista

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol inicia hoje os trabalhos de preparação, visando a sua participação nos XIII Jogos Africanos, a decorrer de 8 a 23 de Março próximo, em Accra, Ghana.

19/02/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Nesta missão, as pérolas estreiam um novo treinador, Carlos Viver, mas sempre com objectivo voltado à defesa do troféu.

O torneio de andebol vai decorrer no Complexo Desportivo Borteyman, recentemente inaugurado. As angolanas vão à competição sem o concurso de nenhuma jogadora que evolui no estrangeiro, e deixam em terra as veteranas Natália Bernardo e  Teresa Almeida "Bá”.

O grupo conta com a integração da jovem guarda-redes, Paulina da Silva, como uma das apostas de Carlos Viver. Da primeira convocatória de Carlos Viver, restringida a atletas que actuam no país, salta à vista também a ausência de Aminata Kanka, aposta recorrente do anterior treinador, que, inclusive esteve no mundial da Dinamarca, Suécia e Noruega.

Ligado ao 1º de Agosto, o treinador chamou 12 jogadoras do emblema Agostinho e sete do Petro de Luanda. Promoveu a aparição, pela primeira vez, no quadro das Pérolas, de algumas jogadoras, entre as quais a guarda- redes, Paulina, a central Regina Lino e Luzia Kiala, ponta direita.

Eis as convocadas: Marta Alberto, Eliane Paulo e Paulina da Silva (guarda-redes). Na iria Cá quintas, Bongo Masseu (pontas esquerdas), Dolores do Rosário e Luzia Kiala (pontas esquerdas), Estefânia Venâncio, Tayane Castro e Lília e Mário (pivôs), Bernardeth Belo e Marília Quizelete (laterais esquerdas), Chelsia Gabriel, Regina Lino e Dalva Peres (centrais), Vilma Nenganga e Juliana Machado (laterais direitas), Vivaldo da Silva e Isabel Guialo (meia-distâncias esquerdas).

A participação da selecção masculina na prova, onde deveria igualmente defender o título, está cada vez mais fora de hipótese. A equipa foi colocada em lista de espera, na expectativa de alguma desistência, mas ao que tudo indica, vai mesmo ficar de fora do torneio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto