Desporto

Pesca Desportiva: Equipas de Luanda confirmam supremacia

Júlio Gaiano | Benguela

Jornalista

O Team Náutico de Luanda venceu o primeiro Torneio Internacional de pesca desportiva de alto-mar, Lobito Billfish Classic, disputado em Benguela, com 7668,40 pontos, seguido por Half Kilo, 4500,00 e Akwalunga com 3039,40. A prestação do trio confirma o domínio absoluto das equipas luandenses.

27/03/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

As de Benguela ocuparam os lugares subsequentes, com destaque para os Bravos da Baía do Lobito, que totalizaram 2361,50 pontos, na quarta posição.

Vida Louca é a quinta colocada da tabela classificativa com 1500,00, seguida por Malta da Kianda, 1500,00, Lalala Fishing Team, 1400,00, Azores Lures Team, 859,40, Team Izon Two, 850,00, Só Pra Contrariar, 800,00 e 300,00 da Trouble Maker.

O maior dourado capturado, 11,6 kg, pertence a Nick Teal (Azores Lures Team), ao passo que o maior wahoo, 20,5 kg, foi pescado por José Silva (Bravos da Baía). A faixa do melhor pescador do torneio coube a Airton Moreira, do Team Náutico de Luanda, com o registo de oito peixes de bico capturados.

A organização do Torneio faz balanço positivo, apesar das adversidades enfrentadas pelos pescadores, na busca da melhor pontuação. Com domínio absoluto das equipas de Luanda, prevaleceu a experiência e amaturidade competitiva.

Onze agremiações fizeram-se ao mar, contra as 19 inicialmente previstas. A organização aponta razões técnicas e logísticas como base da desistência das demais, com realce às de Luanda.

"A princípio, estava assegurada a presença de 20 equipas. Com o passar do tempo, começaram as desistências”, revelou o vice-presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva-Zona Sul (FAPD-ZS), Miguel Paim.

Paim lembrou-se de que as outras formações convidadas, casos da Namíbia e Itália, falharam a participação por indisponibilidade, mas prometeram fazê-la nas próximas edições.

"Pretendíamos juntar o maior número de participantes. Tal não aconteceu por razões alheias à nossa vontade. Mesmo assim, foi possível alcançar o êxito. A experiência e a maturidade dos contendores sobrepuseram-se à vontade de ganhar pela força da cana, linha e do anzol e gerou despique do princípio ao fim”, salientou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto