Desporto

Petro de Luanda escorrega diante do Fus de Marrocos

Melo Clemente

Surpreendente! É o que se pode dizer da derrota sofrida ontem, pela equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, frente ao estreante Fus de Marrocos, por 73-82, em partida a contar para a primeira jornada da Conferência Kalahari, competição que decorre na cidade de Pretória, África do Sul. Os 19 pontos de Carlos Morais foram insuficientes para evitar o desaire.

10/03/2024  Última atualização 10H43
Dezanove pontes de Carlos Morais foram insuficientes para evitar a derrota na estreia © Fotografia por: DR
Contra todas as expectativas, o representante angolano não conseguiu  justificar o estatuto de totalista e, sucumbiu frente a um adversário que procura o seu primeiro passe de acesso à fase final da Basketball African League (BAL).

Os campeões nacionais foram incapazes de neutralizar as acções ofensivas do Fus de Marrocos, que apesar de fazer a sua estreia nas eliminatórias da BAL, mostrou bastante maturidade competitiva, ao longo dos 40 minutos.

A perder por 10 pontos de diferença (31-41) ao intervalo maior, os pupilos de José Alves dos Santos Neto foram permissíveis, quer a defender, quer a atacar, para o desalento da equipa técnica.

Gerson Gonçalves "Lukeny" foi literalmente agredido com uma cotovelada na zona da sobrancelha no culminar do segundo período mas, o trio de arbitragem fez vista grossa, mantendo o jogador na quadra.

Depois de ser assistido, o internacional angolano que chegou a sangrar não mais de reencontrou, e o caudal ofensivo da equipa tricolor baixou consideravelmente. A quatro minutos e 22 segundos para finalizar a partida, os petrolíferos da capital que procuram a quarta presença consecutiva numa fase final da BAL perdiam por uma margem de 20 pontos de diferença (61-81), números que deixavam os adeptos marroquinos eufóricos no Pavilhão Arena de Sanbet.

Com o triunfo assegurado, os marroquinos limitaram-se a gerir a marcha do marcador até ao apito final, tendo a formação angolana reduzido para nove pontos (73-82), constituindo a surpresa da Conferência Kalahari.

 

Correcção do campeão

Depois de ter "caído" ontem, frente ao Fuz de Marrocos, a formação do Petro de Luanda vai procurar corrigir o desaire, quando defrontar hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Arena de Sunbet, na cidade de Pretória, África do Sul, à similar do Cape Town Tigers local, em partida a contar para a segunda jornada da primeira volta.

Os tricolores estão proibidos de consentir um novo desaire, sob pena de verem cada vez mais distante o bilhete de acesso à fase final da BAL.

Para além do adversário propriamente dito, os pupilos de José Neto vão ainda enfrentar os adeptos sul-africanos que vão seguramente lotar o Pavilhão Arena de Sunbet.

Na outra partida do dia, o Fuz de Marrocos vai medir forças com Dynamo do Burundi, equipa que faz igualmente estreia na prova.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto