Desporto

Petro defronta FUS de Rabat

Juscelino da Silva

Jornalista

O Petro de Luanda defronta, hoje, às 15h00, o FUS de Rabat de Marrocos, na Arena Sun Bet, em Pretória, África do Sul, para a ronda inaugural da Conferência Kalahari na Liga Africana de Basquetebol.

09/03/2024  Última atualização 11H30
Capitão Carlos Morais mereceu elogios de um jornalista de Burundi © Fotografia por: DR

Em busca de passe de acesso à fase final da competição continental, o duelo é aguardado com enorme expectativa por estar frente a frente as duas melhores equipas do grupo. Petro de Luanda é um "inclino” totalista da prova, com rótulo de vice-campeão, enquanto o FUS de Rabat disputou os quartos-de-finais em duas ocasiões.

Ontem, em conferência de imprensa de lançamento do jogo, o capitão Carlos Morais ressaltou a prontidão para a conquista da primeira vitória.

"Estamos preparados e temos a consciência de que não será um jogo fácil a julgar pelo adversário. Contudo, temos as nossas armas e alguma experiência nessas andanças. Eu e os meus colegas queremos começar com a vitória, apesar do respeito que temos pela equipa contrária”, frisou.

A imprensa sul-africana, membros da organização, atletas das equipas concorrentes e adeptos locais da modalidade apontam a equipa angolana como a potencial favorita à conquista da Conferência Kalahari.

O extremo-base Carlos Morais e o base Childe Dundão são os mais admirados e aplaudidos. Durante a conferência de imprensa, Michael Thomas, jornalista do Burundi, expressou a sua admiração aos dois petrolíferos, a quem questionou a ausência do ex-capitão no grupo do espanhol Josep Clarós.

"Admiro muito o Carlos Morais. Para mim, é um grande jogador e um exemplo de longevidade. Só não percebo as razões que o afasta da selecção de Angola. Também admiro o Childe Dundão, um dos melhores bases do continente. Acredito que o Petro de Luanda vai conquistar o primeiro lugar desta conferência”, afirmou.  

O treinador José Neto conta com Childe Dundão, Gerson Domingos, Anthony Nelson, Eduardo Simão, Gerson Gonçalves, Edmir Lucas, Glofate Buiamba, Aboubakar Gakou, Markeith Cummings, Jone Pedro, Yanick Moreira e Carlos Morais.

Aginaldo Neto é novo reforço 

O extremo angolano Aginaldo Neto, 18 anos, 1.88 metros e 79 kg, reforça a equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda na Conferência Kalahari que arranca hoje em Pretória, África do Sul. A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola pelo técnico adjunto Raul Duarte.

Oriundo da Academia da NBA África, o atleta foi seleccionado pela Academia da NBA África para representar os campeões nacionais nesta fase de apuramento à fase final da Basketball África League (BAL).

De acordo com Raul Duarte, trata-se de um processo normal da competição continental.

"Em termos regulamentares, a BAL permite que se escrevem e joguem 13 jogadores, sendo que o décimo terceiro jogador é sempre um atleta proveniente da Academia NBA África. É o caso do jovem Aginaldo Neto que já se encontra enquadrado no plantel”, confirmou.

O internacional angolano representou recentemente a Selecção Nacional sénior masculina na primeira janela de qualificação para o Afrobasket'2025, disputada na Tunísia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto