Desporto

Petro e Sagrada Esperança no verdadeiro “tira-teimas”

José de Mátis

Jornalista

Petro de Luanda e Sagrada Esperança protagonizam, hoje, às 16h00, no Estádio 11 de Novembro, o jogo de cartaz da 20ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão. As duas equipas apresentam fortes argumentos e motivos para tornarem o desafio numa verdadeira final. Com algum equilíbrio, à partida, vai assistir-se a uma batalha campal pela liderança da prova.

13/04/2024  Última atualização 09H30
Campeões nacionais voltam a encontrar hoje no Estádio 11 de Novembro o “pesadelo de 2021” © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Face à colocação classificativa dos oponentes, segundo e terceiro e "ex-aequo” em termos pontuais, petrolíferos e diamantíferos estão no encalço do Desportivo da Lunda-Sul, que soma 41 pontos contra 37 de ambas. Terminada a participação nas competições africanas, para todas as equipas angolanas, o foco de momento é o Girabola, prevendo-se, por isso mesmo, jogos de doer e disputados ao limite.

Quer o Petro quer o Sagrada  são equipas com bastante experiência, embora os primeiros sejam detentores do título. Os lundas também já ostentaram as fichas de campeões (2005 e 2021) e acham-se, por via disso, em condições de tudo fazerem para voltar a inscrever o nome no palmarés de campeões.

É, sem margens para dúvidas, um jogo que promete muita disputa, garra e estoicismo, mais a mais, porque as equipas têm os canhões virados para a agremiação de Saurimo, a sensação do campeonato e decidida a protagonizar a maior surpresa de sempre no Campeonato.

Nesta ronda, a atenção, também, está concentrada no jogo entre o Recreativo do Libolo e São Salvador do Kongo. Os libolenses estão na corda bamba, sendo este o seu pior Campeonato e com sérios riscos de despromoção. A consumar-se, será penoso para uma equipa que já escreveu bonitas páginas na sua história.

A equipa de Calulo recebe o São Salvador do Zaire, que pode ser um bom freguês neste momento, que faz até o possível e impossível pela salvação. Não é que o São Salvador seja uma equipa tão permeável. Longe disso. Os "santos” de Mbanza Congo estão melhor na tabela classificativa.

Quem travou em casa o 1.º de Agosto, empatando a dois golos na 18.ª jornada, com um adversário de menor valor na balança, é bem capaz de fazer melhor. Aliás, o Libolo tem esta obrigação, não tivesse a cabeça quase na guilhotina.

O líder da prova recebe, no Estádio das Mangueiras, o Clube Recreativo União de Malanje. Atrevemo-nos a dizer que, nem com todas as forças do mundo, a turma malanjina venha a sobreviver em Saurimo. O favoritismo dos lundas confere aos anfitriões a capacidade de pontuar, até porque jogam a olhar para o retrovisor, onde enxergam a velocidade do Petro e do Sagrada Esperança.

O Interclube, que perdeu na deslocação ao reduto do 1.º de Agosto, na jornada passada, recebe o Santa Rita de Cássia no Estádio 22 de Junho. Mateus Bodunha e pupilos podem estar perante uma soberana  oportunidade de aliviarem a fome de pontos e melhorarem a classificação. É certo que a sua condição também não pode ser tida como estável. Resta saber se a equipa do Uige vai facilitar a missão.

A conclusão da jornada acontece amanhã.Não menos importante é jogo Kabuscorp - Wiliete de Benguela. Com algum equilíbrio de forças, o que indicia, à partida, uma batalha, a turma do Palanca, quarta classificada, corre, igualmente, para o título e está com ligeiro atraso. Com hipóteses matemáticas em dia, Zeca Amaral e companhia vão deparar-se com um adversário equiparado em termos de valores colectivos e individuais.

A derrota, na cidade do Lubango, com o Desportivo da Huíla, embaraçou um pouco as contas do clube da Rua F do bairro Palanca, mas não perdeu o fôlego, tampouco o foco. É apenas uma questão de melhorar alguns aspectos. E  mais do que isso, não se deixar abater pelo desespero. O Wiliete de Benguela vai ter de se impor  em  toda a dimensão para evitar a desdita.

Com nova liderança (que toma posse na terça-feira) e, provavelmente, novas promessas, o 1.º de Agosto vai a Cabinda medir forças com o Sporting local, numa deslocação não tão fácil, se se olhar para aquilo que tem sido a equipa cabindense: meio surpreendente. Além do mais, os militares têm sido, também eles, uma equipa inconstante, intermeando bons e maus resultados.

No duelo de vizinhos, o Desportivo da Huíla joga com a Académica do Lobito, às 15h00, no Estádio Tundavala, com desfecho imprevisível, em função da rivalidade entre os dois conjuntos.

Paulo Torres e João Pintar ambicionam os três pontos. O vencedor será encontrado nos pormenores do jogo.

Nesta ronda folga, o Bravos do Maquis do Moxico.

Alexandre Santos: "Devemos ser fortes”

O principal objectivo do técnico do Petro de Luanda, Alexandre Santos, é a conquista dos três pontos.

"Sabemos dos obstáculos a ter por se tratar de um jogo grande, onde tudo é possível acontecer.  Com o regresso do Roque Sapiri no comando técnico, sabia  que iriam colocar-se na corrida ao título, por este motivo, devemos ser fortes para conseguir contabilizar mais uma vitória e regressar ao topo do Girabola. Depois da derrota no Lobito, o Sagrada tudo fará para voltar às vitórias e, ainda mais, num jogo tão importante como este. Por vezes, as derrotas dão-nos impulsos e resultam em maior rendimento. Por este motivo, não estou à espera de um Sagrada menos frágil, só porque perdeu,  mas sim, um Sagrada à imagem daquilo que sempre foi: uma equipa agressiva”.

Roque  Sapiri: "A nossa intenção é vencer”

O treinador do Sagrada Esperança, Roque Sapiri espera por uma atitude diferente, após o desaire no Lobito.

"O resultado negativo já é passado. Temos jogos pela frente. Estamos a ficar muito longe do objectivo com as duas derrotas obtidas. A nossa intenção é vencer os próximos jogos e, para isso, há que mudar de postura. Teremos pela frente um adversário extremamente difícil e detentor do título. O Petro  é uma equipa com bastante argumento e forte no ataque. Vamos aproveitar ao máximo  os erros do adversário e contrapor os aspectos técnicos e tácticos, de modo a concretizar as oportunidades que tivermos. Considero que as duas derrotas apareceram muito cedo, porque temos um campeonato muito desgastante e exigente. Contudo, temos de andar e levantar a cabeça e pensar no futuro",  garantiu.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto