Desporto

Petro procura em Tripoli o ponto para qualificação

O Petro de Luanda precisa apenas de um ponto para assegurar a passagem, pela terceira vez consecutiva, na antepenúltima fase da prova. A equipa joga, hoje, a partir das 17h, no Estádio Banina, em Trípoli, com o Al-Hilal do Sudão, em jogo da quinta jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. O reencontro coloca o líder da série (Petro), com oito pontos, frente ao último classificado, com quatro pontos.

23/02/2024  Última atualização 09H40
Tricolores viajaram optimistas e esperam obter um resultado que os permita regressar a casa com glória © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

A última vez que estas equipas  mediram forças, o Petro de Luanda levou a melhor, vencendo por 1-0, com golo apontado por Inácio Miguel, no Estádio 11 de Novembro, e o jogo contou para a  primeira ronda da primeira volta do torneio. O treinador do Petro de Luanda, Alexandre Santos, está ciente das dificuldades que terá pela frente, atendendo ao potencial do adversário, equipa com histórico em provas do género.

No entanto, o campeão angolano vem de uma série de três jogos sem perder no Girabola, após empate  com o Sagrada Esperança (0-0) e triunfos frente ao Kabuscorp do Palanca (3-0) e Desportivo da Huíla (1-0), o que serviu para limar as arestas, do ponto de vista táctico e técnico, visando a deslocação à Líbia.

Já o Al-Hilal Omdurman, realizou o último amistoso a 6 do corrente mês, diante do DC United dos Estados Unidos de América (EUA), venceu  por 3-1, com golos de Kangwanda, Moacir Júnior, Diouf e Mohamed.

Apesar da falta de competição interna, devido ao conflito armado na República do Sudão, os pupilos de Jean Florent Ibeng sabem da importância do desafio e da conquista dos três pontos, daí a escolha, nada inocente, da Líbia, cujo piso do estádio, sintético, mereceu críticas de Alexandre Santos.

Aliás, caso percam o jogo, os sudaneses ficam arredados dos ‘quartos’, ou na pior das hipóteses dependentes de terceiros. Ou seja, teriam de torcer para  um empate entre Etoile du Sahel e Espérance de Tunis, dérbi tunisino, a realizar-se amanhã, às 20h, no Estádio Olímpico de Radès.

Seja como for, o Petro de Luanda depende exclusivamente de si, para confirmar o apuramento aos ‘quartos’, desde que não saia derrotado do território líbio. Na Liga dos Campeões '2023-2024, o conjunto petrolífero tem sabido lidar com a pressão fora de casa. Frente ao campeão sudanês, Alexandre Santos deve entrar de início com Hugo Marques, Eddie Afonso, Anderson, Kinito, Pedro Pinto, Toro, Soares, Alexandre Guedes,Vanilson, Gilberto e Tiago Azulão.

Trajectória

O Petro de Luanda começou com pé direito a fase de grupos da Champions ao vencer este mesmo Al-Hilal do Sudão, por 1-0,  jogo inaugural do agrupamento.  Seguiram- se duas deslocações à Tunísia, ao encontro do Etoile du Sahel, a quem derrotou por convincentes (2-0) no Estádio Olympique de Sousse, silenciando, 25 mil espectadores.  Depois empatou sem golos com o Esperance de Tunis.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto