Desporto

Petro vence em Benguela e pressiona líder do Girabola

José de Mátis

Jornalista

O Petro de Luanda deu, neste domingo, um passo importante na luta pela liderança do Campeonato Nacional da I Divisão, ao vencer o Wiliete de Benguela por 2-0, em jogo de acerto de calendário referente à 14ª jornada. O tricolor reduz assim a diferença pontual de quatro para um ponto, condição que lhe permite respirar com algum alívio.

11/03/2024  Última atualização 08H00
Tricolores vencem Wiliete de Benguela e aceleram passo para chegarem à liderança da competição © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro

É evidente que, o Desportivo da Lunda-Sul também tem jogos em atraso por disputar, o que lhe pode permitir manter a diferença pontual, caso consiga fazer uma boa gestão. De momento lundas do Sul e petrolíferos, têm ambos o mesmo número de jogos (13), pressupondo dizer que pela frente vai contar a experiência e a maturidade competitivas.

Mas no jogo de ontem, no Estádio de Ombaka, nem tudo foi um mar de rosas para Alexandre Neto e pupilos. Pois, encontraram na formação local alguma capacidade de resistência, que, no fundo, acabou por valorizar o jogo, dando-lhe um impulso de ora atacas tu ora ataco eu. O Wiliete bem que pressionou para evitar a desfeita.

Passa-se que do lado oposto estava um Petro, de longe mais adulto e calculista, dono de uma folha de serviço mais rica, que procurava fazer valer esta condição em campo, não dando muito espaço de manobra que permitisse o adversário fazer o seu jogo, com o à-vontade que pretendia.

Os petrolíferos, com uma defesa melhor organizada, e um ataque mais eficaz, tudo faziam para não saírem do estádio sem os ansiados três pontos, que, de resto, faziam falta às suas contas, ante a necessidade de acertarem os números classificativos. Daí toda a entrega evidenciada.

Quanto ao Wiliete, que, apesar de tudo, vem a fazer um bom campeonato, acabou por ser um digno vencido, pois, jogou com uma equipa de outra estatura, que tentou travar, porém sem sucesso, por não ter havido uma correlação de forças. Seja como for, bateu-se com galhardia e tudo fez para evitar a desdita.

Em função deste resultado, as equipas ficaram colocadas, classificativamente, com 32 e 31 pontos, situação que pode, provavelmente, estar a causar algum inconformismo ao Petro, enquanto campeão nacional, e ser o Desportivo da Lunda-Sul, equipa sem muitos pergaminhos no futebol nacional.

Mas, este aspecto não deve ser levado muito em conta. Vezes há, em que os anónimos são os que fazem história no futebol, bastando, para o efeito, recuar no tempo e lembrar que Petro de Luanda e 1º de Maio de Benguela ascenderam ao Girabola em 1981, tendo no ano seguinte vencido o Girabola a formação tricolor, para em 1983 a glória ser dos Proletários.

Ainda ontem, e para a 15ª jornada, jogaram em Mbanza Kongo, São Salvador e Académica do Lobito para a 15ª jornada. Neste jogo a vitória sorriu para a formação local por 2-0, resultado que permitiu fazer as pazes com os seus adeptos, com os quais as relações azedaram em função dos últimos resultados.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto