Economia

Petróleo: Produção dos EUA limitada por baixos preços do gás natural

Os preços do petróleo bruto nos EUA alcançaram, na semana passada, os níveis mais altos deste ano, mas a fraqueza do mercado de gás natural, custos mais altos e o foco no retorno aos accionistas em detrimento da nova produção estão a impedir que as perfuradoras de xisto aumentem muito a produção no maior produtor mundial de petróleo e gás.

09/04/2024  Última atualização 12H43

O benchmark global do petróleo Brent na semana passada foi negociado acima de 91 dólares por barril, enquanto nos EUA, os futuros do West Texas Intermediate (WTI) superaram 86 dólares por barril, o maior valor desde Outubro.

Os ganhos de preço reflectem os riscos de fornecimento decorrentes de ataques à infra-estrutura petrolífera russa e ao transporte marítimo global, bem como os cortes de produção em andamento pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).

No início de Abril, o Bank of America aumentou sua perspectiva de preços do Brent e do WTI para 2024 para 86 dólares e 81 dólares por barril, respectivamente, e disse que ambos provavelmente atingiriam um pico em torno de 95 dólares por barril neste Verão.

Até o momento, esses preços mais altos não foram suficientes para motivar os perfuradores dos EUA a aumentar a produção, disseram os operadores e executivos de empresas de empresas de serviços, pois muitos estão enfrentando um declínio acentuado no valor do gás produzido juntamente com o petróleo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia