Economia

Petróleo sobe ao maior nível desde Outubro antes da reunião Opep+ a ter lugar quarta-feira

Os contratos futuros do petróleo encerraram, segunda-feira , em alta, atingindo os patamares mais elevados desde Outubro. Esse movimento deu-se em resposta à surpresa causada pelos dados do sector industrial tanto na China quanto nos Estados Unidos, numa altura em que os investidores aguardam pela reunião da Opep+ agendada para amanhã.

02/04/2024  Última atualização 08H51
O preço do WTI para Maio teve um acréscimo de 0,65% © Fotografia por: DR

O preço do WTI para Maio teve um acréscimo de 0,65%, equivalente a 0,54 dólares, totalizando 83,71 dólares por barril na New York Mercantile Exchange (Nymex). Já o Brent, para Junho registou um aumento de 0,48%, o que representa US$ 0,42, dólares, fechando a 87,42 dólares por barril.

Durante a madrugada, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da China subiu de 49,1 em Fevereiro para 50,8 em Março, superando as expectativas dos especialistas, que esperavam um número de 50.

 A análise da Capital Economics  indica que a significativa elevação nos índices de gerentes de compra (PMI) de Março na China está em consonância com a melhoria na dinâmica económica e na recuperação da indústria do país, projectando um crescimento "razoavelmente bom" no curto prazo.

 
Tensões no Oriente Médio

De acordo com os especialistas da Mizuho, as tensões no Oriente Médio continuam  a exercer pressão sobre a commodity.

Ontem, um ataque israelita a uma instalação da embaixada iraniana em Damasco deixou pessoas feridas e há a possibilidade de ter matado um comandante da guarda revolucionária iraniana, apesar de essa baixa ainda não ter sido oficialmente confirmada. A Mizuho admite que este acontecimento aumenta a probabilidade de intervenção do Irão na guerra.

Peter Cardillo, da Spartan Capital, menciona que a reunião da Opep+ de amanhã deverá ser um evento discreto, pelo que não causará mudanças significativas nos preços da commodity, já que o grupo provavelmente optará por manter as reduções de quotas em andamento, o que já é esperado pelo mercado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia