Cultura

Poesicultura junta amanhã duas gerações de poetisas em Luanda

A primeira edição do projecto “Poesicultura” acontece, amanhã, a partir das 18h00, no Museu Nacional de História Natural, em Luanda, e vai juntar duas gerações de poetisas, numa produção do Atelier D’Artes Lucengomono e da Companhia Nacional de Ópera (CNÓPERA).

08/05/2024  Última atualização 13H25
O director do Atelier D’Artes Lucengomono disse que o objectivo é fazer circular as obras de autores nacionais e internacionais © Fotografia por: Luís Damião | EDIÇÕES NOVEMBRO

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o director do Atelier D’Artes Lucengomono, Francisco Makyesse, explicou que "Poesicultura” visa cruzar gerações distintas através da prática de declamações de poesia e prosa.

O objectivo, continuou, é fazer circular obras de autores nacionais e internacionais, permitindo a promoção do livro e incentivar as pessoas a ler,  falar e escrever bem, sobretudo os mais novos.

"A poesicultura é uma forma de possibilitar o contacto directo de quem, por dificuldades financeiras ou outras, não tem conseguido adquirir bons livros. Nós, através deste exercício lúdico, vamos passar a levar em palco poetisas para contar ou narrar histórias por via da declamação”, explicou.

Francisco Makyesse referiu que a poesia, como todas as artes em Angola, têm a sua manifestação em palco e em público. Entretanto, prosseguiu, a promoção e divulgação são ainda muito escassas.

A selecção das artistas, sublinhou, foi motivada pela permanente acção que as mesmas desenvolvem, o contributo que dão  e a forma resiliente como se doam à arte.

"Esta primeira edição é a de estreia , mas pretendemos organizar trimestralmente, com a Lu Matamba como artista permanente, que será acompanhada por outras poetisas”, ressaltou.

A primeira edição do projecto, assegurou, vai contar com a participação das poetisas Sandra Poulson, Aminata Goubel, Raquel Vaz, Alzira Simões e Bel Neto. Durante o encontro, haverá um momento de homenagem à escritora e poetisa Amélia Da  Lomba e a declamação do poema da artista,  "Quando baloiça o vento”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura