Mundo

Polícia alveja mineiros em Johanesburgo

Pelo menos seis mineiros, suspeitos de provocarem o tiroteio com a polícia, no leste de Joanesburgo, capital económica da África do Sul, ficaram com ferimentos graves, anunciou, ontem, a força de segurança sul-africana.

11/04/2024  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR

O incidente ocorreu, na terça-feira, durante uma operação multidisciplinar envolvendo forças especiais e a unidade de mineração ilegal da Polícia Sul-Africana (SAPS), no bairro de Primrose, na cidade de Ekurhuleni (antiga Germiston), a cerca de 15 quilómetros a leste da capital mineira sul-africana, indicou um porta-voz da polícia metropolitana, citado pela Efe. A degradação de serviços e infra-estruturas públicas, associada à elevada criminalidade, proliferação de povoamentos informais e actividades de mineração ilegal tem afectado as comunidades na cidade de Germiston, antiga "capital do têxtil” do país africano, onde se situa, desde 1920, a Rand Refinery, uma das maiores refinarias de ouro e fundição de metais preciosos do mundo.

"Durante o tiroteio, os agentes da polícia atingiram seis suspeitos, desarmando-os, e prenderam outro do sexo masculino que tentou fugir do local”, afirmou o porta-voz da polícia sul-africana à imprensa local, acrescentando que "os suspeitos, com idades entre 27 e 33 anos, foram transportados para o hospital mais próximo para tratamento médico”.

A polícia apreendeu armamento variado, incluindo uma espingarda de calibre 12, automáticas de 9mm, e uma quantidade não especificada de munições.

Os sete suspeitos detidos enfrentam acusações de posse de arma de fogo ilegal, munições reais e tentativa de homicídio, segundo a polícia sul-africana.

Na África do Sul, a exploração mineira ilegal é frequente, com os mineiros conhecidos, localmente, como "zama zamas”, a trabalharem em numerosas minas desactivadas e abandonadas, em especial na zona urbana de Joanesburgo e arredores. O sector, que conheceu um dos desenvolvimentos mais lucrativos do continente africano, está frequentemente associado à actividade de grupos criminosos organizados na África do Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo