Mundo

Porto flutuante pode iniciar as operações ainda este mês

Os trabalhos para a instalação de um cais flutuante na Faixa de Gaza devem estar prontos até meados deste mês, disse um dirigente da Agência para o Desenvolvimento Internacional, na sexta-feira (USAID, na sigla em Inglês).

05/05/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

"Esta infra-estrutura, que está a ser construída pelos militares norte-americanos, vai permitir aos agentes humanitários entregarem alimentos, tratarem as crianças que estão em risco de morte por falta de comida e fazerem outras assistências urgentes”, disse um dirigente da USAID à The Associated Press, citado pelo Notícias ao Minuto. Acrescentou que o aumento das entregas de ajuda na rota marítima, apoiada pelos EUA, deve ser gradual, à medida que os grupos de apoio testem a distribuição e os acordos de segurança para os trabalhadores humanitários.

Os comentários, feitos sob anonimato, foram dos primeiros sobre o estado dos preparativos para a concretização do projecto do Governo de Joe Biden do porto, que deve importar em 320 milhões de dólares.

Com a guerra Israel-Hamas a aproximar-se dos sete meses de duração e Israel a restringir a entrada de ajuda humanitária, metade da população de 2,3 milhões de pessoas da Faixa de Gaza, está em risco iminente de fome. Sob pressão internacional, os dirigentes israelitas começaram, nas últimas semanas, a reabrir vagarosamente alguns pontos fronteiriços para entrar alguma ajuda humanitária. As organizações de ajuda, incluindo a USAID, têm realçado que é essencial que entre mais assistência alimentar através das passagens terrestres para eliminar a fome no território.

Os dirigentes dos hospitais na Faixa de Gaza deram conta das primeiras mortes por fome no início de Março, na sua maioria relativas a crianças. As taxas de má nutrição aguda de crianças com menos de cinco anos subiram de um por cento antes da guerra para 30% cinco meses depois, disse um dirigente da USAID.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo