Sociedade

Posto avançado aberto na comuna de Catengue

Maximiano Filipe|Benguela

Jornalista

O Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA) abriu, na quinta-feira, o primeiro posto avançado, na sede comunal de Catengue, município de Caimbambo, em Benguela, para atender eventuais vítimas de acidentes de viação nas Estradas Nacionais 105 e 260, que liga as províncias de Benguela-Huíla e Huambo.

20/04/2024  Última atualização 12H04
INEMA, tem posto avançado, na sede comunal de Catengue © Fotografia por: DR
A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Janice Neves, disse, no corte da fita, que a infra-estrutura foi colocada numa zona estratégica e conta com um banco de sangue e outros serviços de emergência.

O posto, acrescentou, vai permitir salvar vidas de pessoas que, eventualmente, se tenham envolvido em acidentes de viação. "Os automobilistas devem primar por uma condução mais responsável, em especial na Estrada Nacional 105, que tem registado, nos últimos dias, alguns acidentes graves, com registo de várias mortes e feridos”, aconselhou, além de pedir maior cumprimento com as manutenção e inspecção regulares das viaturas.

Para automobilistas como Manuel Gaspar, que faz o serviço de táxi entre as cidades de Benguela e Lubango (Huíla), o posto vai ser uma mais-valia para acudir situações graves. "Antes, os sinistrados eram obrigados a percorrer longas distâncias”, disse.

O INEMA conta com postos avançados em Benguela, Cubal, Catengue, Catumbela, Balombo e Lobito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade