Economia

Preço da gasolina aumenta na África do Sul

O preço da gasolina, na África do Sul, vai registar aumentos já no mês de Abril.

31/03/2024  Última atualização 10H19
© Fotografia por: DR

O gasóleo (diesel), porém, vai observar alguma redução.

O departamento responsável pelas medidas atribuiu os ajustes ao aumento dos preços médios internacionais dos produtos da gasolina

Por esse facto, Abril será um mês misto para os automobilistas da África do Sul em termos de preços dos combustíveis, com a gasolina a subir, enquanto o custo do gasóleo aumentará ou diminuirá ligeiramente, dependendo se vive no interior ou na costa.

O preço de retalho da gasolina passaria a custar 25,12 rands (1.130,94 kwanzas), no interior, e  24,33 rands (1.095,38 kwanzas), se vive na costa. Já o gasóleo vai custar 22,60 rands, no interior (1.017,49 kwanzas) e 21,82 rands (982,37 kwanzas) para quem vive na costa.

Recentemente, o Departamento de Recursos Minerais e Energia da África do Sul anunciou que a gasolina sem chumbo aumentaria 65c/l (cêntimos por litro), no interior, e 58c/l, na costa, a 3 de Abril, já na quarta-feira. Ao mesmo  tempo, 95c/l aumentaria 67c/l interior e 60c/l na costa. O preço grossista do gasóleo com 0,05 por cento de enxofre aumentará 3c/l no interior, mas diminuirá 4c/l na costa.

O diesel com 0,005 por cento de enxofre terá pequenas reduções de 2c/l no interior e 9c/l na costa. A parafina iluminante aumentará 29c/l em Gauteng e 36c/l na costa.

As alterações de preços diferem nas zonas distritais magistrais devido aos diferentes aumentos de transporte implementados nas estruturas de preços dos combustíveis, disse o Departamento.

Os ajustamentos anuais às tarifas de transporte rodoviário aplicáveis nas estruturas de gasolina e do gasõleo (diesel) variam entre 0,3c/l e 14,2c/l.

Os diferenciais básicos de preços dos combustíveis entre os tipos de gasolina 95 e 93 mudam trimestralmente e, portanto, os diferentes ajustamentos de preços entre os dois tipos. O Departamento atribuiu os ajustamentos ao aumento dos preços médios internacionais dos produtos da gasolina, enquanto o gasóleo diminuiu durante o período em análise. O rand valorizou-se face ao dólar  no período anterior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia