Economia

Preço do ouro bate novo recorde e a onça atingiu os 2.262 dólares

Kátia Ramos

Jornalista

O ouro alcançou, segunda-feira, uma nova alta histórica, impulsionado pela expectativa de que a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) anuncie um corte de juros em Junho. O preço de referência do ouro subia 1,2%, e atingiu 2.258,53 dólares por onça, após ter registado um novo recorde de 2.262,19 dólares no período da manhã.

02/04/2024  Última atualização 08H47
A divulgação do Índice de PCE sem surpresas positivas pode abrir caminho para novos recordes nos preços do ouro © Fotografia por: DR

Segundo os especialistas da IG Yeap,  Jun Rong, "a divulgação do Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) sem surpresas positivas pode abrir caminho para novos recordes nos preços do ouro.

Jun Rong acrescentou, à Reuters, que os actuais mínimos de quase dois anos do índice PCE dão à Fed a possibilidade de cortar os juros mais cedo.

Embora o presidente da Fed, Jerome Powell, tenha reiterado em várias ocasiões que o banco central não tem pressa em cortar as taxas de juro, "os mercados foram rápidos a ajustar as suas projecções e vêem agora uma probabilidade de quase 70% de que a Fed comece a cortar as taxas em Junho, com uma redução total de 75 pontos base prevista para este ano”, sustentou  Sérgio Ávila,  especialista do IG, citado pela efe

A inflação dos Estados Unidos medida pelo PCE acelerou para 2,5% em Fevereiro, em base anual, contra 2,4% em Janeiro, mas desacelerou para 0,3% em base mensal, contra 0,4% em Janeiro.

Os investidores estão actualmente a atribuir uma probabilidade de 69% da entidade liderada por Jerome Powell anuncie a primeira descida de juros em Junho, segundo o FedWatch, do CME Group.

Detalhe:  Taxas de Juro mais baixas são positivas para as cotações do ouro.

 

*Com agências

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia