Desporto

Progresso define ano 2026 para o regresso ao Girabola

O novo presidente do Progresso Associação Sambizanga (PAS), Domingos Tomás, afirmou ontem, à ANGOP, em Luanda, ser objectivo principal do seu elenco o regresso ao Campeonato Nacional de futebol da Primeira Divisão, num período de dois anos.

16/02/2024  Última atualização 11H10
Presidente eleito promete trabalhar para devolver a equipa de futebol à Primeira Divisão © Fotografia por: | EDIÇÕES NOVEMBRO

Para a concretização da intenção, o dirigente do Clube Sambila, que substituiu o demissionário Silvestre Kissari, para o quadriénio 2024/27, disse, no entanto, que tal só será possível com a contribuição e apoio dos sócios e amigos da agremiação.

Numa entrevista em que abordou na íntegra a situação do clube, após tomada de posse, indicou que as acções a serem implementadas, principalmente no sector Administrativo e Financeiro, Recursos Humanos e Infra-estruturas, permitem augurar por um futuro melhor.                  

Acrescentou que, além da manutenção e aposta nos escalões de formação, fornecimento de atletas para a equipa principal, o seu plano de acção priorizará a reabilitação da sede social, escola, pavilhão e campo de treinos (melhoramento da relva sintética), balneários e outros sectores de apoios.           

Em relação ao campo, Domingos Tomás apontou 160 milhões de kwanzas como valor estimado para execução das obras, que poderão obter das contribuições dos sócios, amigos, adeptos, outros apoiantes e eventuais patrocinadores.   

O programa geral do PAS, para a implementação anual, tem um orçamento previsional de 237 milhões de kwanzas. Pelo facto, o antigo árbitro internacional apelou à massa associativa a unirem-se aos esforços da direcção, cumprindo com os seus deveres, para o cabal cumprimento dos objectivos do clube e posteriormente exigirem resultados positivos de direito.                   

Quanto às formas de angariamento de receitas, para suportar as despesas, o entrevistado explicou que uma das vias será a rentabilização de algumas infra-estruturas pertenças da agremiação.            

O engenheiro de profissão anunciou trabalhos para a transformação do clube em Sociedade Anónima Desportiva (SAD), na medida em que o futebol, e o desporto no geral, é um importante meio de negócios. 

Despromovido do Girabola na edição de 2021-22, no seu histórico, o Progresso Associação Sambizanga apenas venceu uma Taça de Angola, em 1996, na final diante do 1º de Maio de Benguela, por 1-0.  

O PAS teve como presidentes, entre outros, Rui de Jesus, Lopo do Nascimento, Justino Fernandes, Galvão Branco, Eduardo Veloso, Daniel Simas, António Fiel "Didi”, Nelo Víctor, Simão Paulo, Paixão Júnior, José Inácio e Silvestre Kissari.

Dos atletas de referências, destaque para Ginguma, Kiferro, Santinho, Augusto, Salviano, Luís Cão, Mama, Santo, Mirrage, Sorsié e Vata (este transferido depois para o futebol português), que antecederam a legião de Janguelito, Cacharamba, Zico e Pedro Manuel "Mantorras"

Fundado em Luanda, a 17 de Novembro de 1975, o clube resulta da fusão do Juventude Unida do Bairro Alfredo (JUBA), Juventista e o Vaza. A colectividade tinha como propósito unir a massa juvenil do bairro Sambizanga (antigo Musseque Mota) para o desenvolvimento do desporto e do futebol em particular.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto