Política

Relatório Parecer vai à votação na especialidade

O Relatório Parecer da Proposta de Lei sobre a Antidopagem no Desporto vai, hoje, à votação, na especialidade, depois de ser analisado, ontem, pelos deputados das 1ª, 6ª, 7ª e 10ª Comissões da Assembleia Nacional. O documento é composto por seis capítulos.

16/02/2024  Última atualização 08H25
Os 76 artigos mereceram a análise profunda dos deputados © Fotografia por: João Gomes| Edições Novembro
Dos vários temas discutidos, constam a necessidade de se criar o órgão de controlo independente, clarificação das penalizações mais gravosas para clubes e atletas, bem como a uniformização da lei a ser aprovada, de acordo com o Código Mundial Antidopagem.

Segundo o presidente da sessão de ontem, Joaquim António Reis Júnior, a Proposta de Lei sobre a Antidopagem no Desporto deve conter as normas à luz dos princípios do Código Mundial Antidopagem e adaptadas à natureza legislativa angolana, salvaguardando sempre a soberania nacional.

Joaquim António Reis Júnior referiu que os 76 artigos distribuídos em seis capítulos mereceram uma análise profunda e rigorosa dos deputados, de modo a não incorrer, no futuro, em culpabilidade ou, ainda, colocar em choque os princípios do Código Mundial Antidopagem contra a realidade jurídica angolana.

A aprovação cautelosa do diploma, com as devidas alterações e sugestões, frisou o presidente da sessão, é de grande importância, devendo estar em conformidade com os princípios internacionais, para facilitar a actividade desportiva nacional no futuro.

Já o relator da proposta, António Paulo, disse que o diploma, a ser votado hoje na especialidade, deve merecer, quer do proponente quer dos legisladores, uma linguagem uniforme, sobretudo no conteúdo e competências, observando o que diz a Constituição da República de Angola.

De acordo com o deputado, a Proposta de Lei sobre a Antidopagem no Desporto deve estar em sintonia com os Tratados e Acordos Internacionais, regularmente aprovados ou ratificados, e a vigorarem na ordem jurídica angolana, após publicação em Diário da República.

"Vamos aprovar uma Lei que esteja conforme os princípios do Código Mundial Antidopagem, no qual estão as listas das proibições, também designadas normas internacionais, bem como doutrinas relativas à autorização para o uso terapêutico dos laboratórios e do controlo", apelou António Paulo.

Por outro lado, Paulo Madeira, membro do Comité Olímpico Angolano, disse que a aprovação, na especialidade, hoje, do Relatório Parecer da Proposta de Lei sobre a Antidopagem no Desporto significa "um caminho e bom indicador para a resolução do diploma que se deseja".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política