Desporto

Renovação de mandatos já tem calendário eleitoral

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A Comissão Eleitoral para a Assembleia Geral Ordinária de Renovação de Mandatos do Grupo Desportivo do Sagrada Esperança da Lunda-Norte procedeu ontem, na cidade do Dundo, à apresentação do calendário de todos actos que vão culminar com a escolha da futura direcção do emblema diamantífero, no dia 30 do corrente, para o ciclo olímpico 2024/2028 .

13/04/2024  Última atualização 10H05
Comissão apresentou ontem o programa na sede do clube © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O jurista Felizardo Muacefo, que preside a  Comissão constituída a 25 de Março último, durante a Assembleia Geral extraordinária, explicou que estão criadas as condições para o início de todas as actividades do processo eleitoral.

Ao intervir à margem da assinatura da Declaração Pública de Idoneidade da Comissão Eleitoral, que integra o docente universitário da Faculdade de Direito do Dundo, João Muteteca Nauege  (secretário) e o dirigente desportivo Ernesto Lotina (escrutinador), avançou que o calendário estipula para hoje a divulgação do Regulamento Eleitoral, incluindo os respectivos cadernos.

 De acordo com Felizardo Muacefo, que falava na presença de alguns sócios e jornalistas, numa das salas de reuniões do Estádio Sagrada Esperança, a Comissão Eleitoral procede à apresentação das candidaturas nos dias 15 e 16, no período que vai das 08 horas às 16 horas. A abertura das listas de aspirantes à direcção acontece a 17 do corrente, na presença dos mandatários e um representante do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Governo da Lunda-Norte.

Na sequência, disse que a Comissão Eleitoral verifica a conformidade das listas concorrentes apresentadas, sendo que o período para a supressão das eventuais irregularidades sanáveis a serem constatadas, está para o dia dezoito.

A publicação das listas concorrentes aprovadas, o início da campanha eleitoral e o dia da reflexão, que antecedem à realização do acto que vai confirmar o futuro presidente de direcção do Sagrada Esperança, acontecem de 20 a 29 do corrente, concluiu. O Jornal de Angola apurou que o presidente cessante, José Muacabalo Tomás, que está à frente da direcção do emblema diamantífero, desde o ano 2020, vai concorrer à própria sucessão e conta com o apoio da administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), a patroa do Grupo Desportivo Sagrada Esperança.

Até ao momento são desconhecidas quaisquer outras candidaturas que possam disputar o cadeirão máximo do Sagrada Esperança. Recentemente, o antigo vice-presidente de direcção, José Alberto dos Santos Rosa "Zeca Rosa”, manifestou a intenção de impugnar o processo eleitoral, alegando o facto de o mesmo ser conduzido à margem dos Estatutos da agremiação desportiva da Lunda-Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto