Mundo

Reservas do PAM podem acabar até ao fim do mês

As reservas alimentares do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas podem esgotar-se até ao fim deste mês no Haiti, cujo Aeroporto Internacional está fechado há um mês, alertou, ontem, um porta-voz da ONU.

12/04/2024  Última atualização 09H44
Resposta humanitária no Haiti © Fotografia por: DR
O PAM "está a intensificar a ajuda alimentar no país, mas adverte que as suas reservas alimentares correm o risco de se esgotarem até ao fim deste mês”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, citado pela Lusa.

Dujarric adiantou que a ONU ainda tem o suficiente para alimentar 175 mil pessoas no país durante um mês. "O encerramento do principal porto e do principal aeroporto, há um mês, perturbou o fluxo de ajuda ao país”, precisou, notando que o plano de resposta humanitária da ONU para o Haiti para 2024, estimado em 674 milhões de dólares, está apenas financiado em 7%.

No final de Fevereiro, os líderes dos gangues haitianos, que controlam uma grande parte da capital do país, uniram esforços para atacar esquadras da Polícia, prisões, o aeroporto e o porto marítimo para forçar o Primeiro-Ministro, Ariel Henry, a abandonar o cargo.

Ariel Henry anunciou, a 11 de Março, que renunciaria ao cargo para dar lugar a um Conselho de Transição. Mas a formação deste Conselho ainda não foi finalizada. "A violência dos gangues perturba o acesso à saúde dos haitianos em Port-Au-Prince”, afirmou Stéphane Dujarric, observando que o Hospital da Paz, o único grande estabelecimento de saúde ainda em condições de funcionar, está "sobrecarregado” e que as ambulâncias têm "dificuldade em aceder às zonas controladas pelos gangues”.  

  NAÇÕES UNIDAS
Conselho de Segurança pede "fim imediato” de entraves à ajuda a Gaza

O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou, ontem, "profunda preocupação” com a "situação humanitária catastrófica” e a ameaça de fome iminente em Gaza, apelando "ao levantamento imediato de todas as barreiras” à entrega de ajuda ao enclave palestiniano.

Num comunicado conjunto citado pela Lusa, os 15 Estados-membros do Conselho de Segurança da ONU referem que tomaram nota do anúncio de Israel de abrir a passagem de Erez e permitir a utilização do Porto de Ashdod para entrega de ajuda a Gaza, mas sublinharam que "mais deveria ser feito” para levar auxílio na escala necessária ao enclave, alvo de intensos bombardeamentos israelitas desde Outubro passado.

O órgão da ONU exigiu,  também, que todas as partes no conflito respeitem plenamente o estatuto protegido dos trabalhadores, instalações e operações humanitárias, ao abrigo do Direito Internacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo