Mundo

Rússia pode ampliar combate ao terrorismo

Após o ataque terrorista ao Crocus City Hall, deputados da Duma (câmara baixa do Parlamento russo) enviaram uma petição à Procuradoria-Geral a solicitar a ajuda de Estados estrangeiros na investigação do financiamento ao terrorismo.

04/04/2024  Última atualização 12H15
© Fotografia por: DR

Os parlamentares pedem para "considerar a declaração como uma denúncia de crime, investigar os factos, enviando pedidos de ajuda internacional para se investigar os canais de apoio às acções extremistas", indica a imprensa brasileira.

Os signatários também apelam ao Comité de Investigação e ao Gabinete do Procurador-Geral da Rússia para "solicitarem aos Estados estrangeiros que adoptem medidas para identificar, detectar, bloquear ou deter fundos utilizados ou alocados para cometer crimes terroristas e exigir a condenação ou extradição de pessoas envolvidas no financiamento do terrorismo".

A declaração, enviada na terça-feira, foi assinada, entre outros, pelo chefe do Comité da Duma para o Extremo Oriente e antigo candidato à presidência russa, Nikolai Kharitonov, pelo filósofo Aleksandr Dugin e pelo antigo membro da Verkhovna Rada da Ucrânia (Parlamento unicameral ucraniano) Andrei Derkach.

A petição também foi enviada ao Escritório Federal de Justiça da Alemanha, ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ao Ministério da Justiça e Ordem Pública de Chipre e ao Ministério da Justiça da França.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo