Desporto

Sagrada e Petro de Luanda encerram quinta jornada

Zugu Epalanga

Jornalista

O Sagrada Esperança recebe, hoje, às 16h00, o Petro de Luanda, no Estádio dos Coqueiros, partida de acerto à quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol. O confronto será à porta fechada, em virtude do castigo aplicado ao conjunto lunda pela Federação Angolana de Futebol( FAF), na sequência das "escaramuças" registadas no Dundo, no final da época passada.

14/02/2024  Última atualização 11H50
Tiago Azulão é uma das referências da equipa tricolor para o duelo com os diamantíferos © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Os diamantíferos,quarto classificados da presente edição do Girabola, vão procurar contrariar o favoritismo do adversário, e conquistar os três pontos, conforme vaticinou o treinador Roque Sapari em declarações à imprensa.

O Sagrada Esperança vem de um empate diante do Desportivo da Huíla( 1-1) e quererá, certamente, regressar aos triunfos.

Agora, resta saber se o técnico dimantífero será capaz de mobilizar o grupo para protagonizar a surpresa do dia, à semelhança de 2021, aquando da conquista do título de campeão nacional, venceu por 0-1, no Estádio 11 de Novembro.

Já o Petro de Luanda sabe que um triunfo esta tarde, assume a liderança do Girabola, por isso, tudo fará para arrecadar os pontos em disputa. Aliás, o principal objectivo é manter-se na senda de vitórias.

O moral está em alta, depois da goleada aplicada ao Kabuscorp, por 0-3. No último embate entre ambos na capital, a equipa tricolor venceu, por 2-1, com golos de Carlinhos e Pedro Pinto, enquanto pelos lundas, Dasfaa foi o autor.

As duas formações são detentoras das últimas três edições do Girabola. O Sagrada Esperança ergueu, no ano 2021, o segundo troféu de campeão, quebrando, assim, o jejum de 16 anos, desde o inédito título sob a batuta de Mário Calado.

Enquanto, o Petro de Luanda arrecadou o troféu consecutivamente em 2022 e 2023, após a ‘seca’ de uma década.

A vitória do Desportivo da Lunda-Sul no jogo de ontem com a Académica do Lobito, coloca uma certa pressão ao Petro de Luanda, mas a formação orientada por Alexandre Santos, está ciente das suas responsabilidades.

Apesar de não ser um jogo de alto risco, pois ainda existem muitas jornadas por se disputar, as duas equipas  não querem de certeza ceder pontos, aliás tratando-se de candidatos ao título a conjugação de resutados, na eventualidade de se recorrer os regulamentos, os resultados dos jogos entre si pode fazer a diferença.

Marcado sempre por fortes emoções, diamantiferos e petrolíferos vão ressentir a ausência dos adeptos nas bancadas, mas o profissionalismo dos jogadores vai de certeza suplantar a adversidade e fazer a diferença.

Os lundas perderam na ronda passada dois pontos, enquanto os tricolores somaram três na caminhada rumo a conquista do Girabola 2023/2024. A julgar pela pretensão dos dois conjuntos, prevê-se um jogo que pode ser decidido nos detalhes, mas não está posto de parte a possibilidade de existir uma goleada.

De resto, numa altura em que a fome dos adeptos do futebol doméstico começa a ser saciada com jogos entre  equipas que disputam o mesmo objectivo, o desafio Sagrada Esperança-Petro está a ser aguardado com expectativa e um vivo interesse.

Por último, apela-se uma arbitragem isenta e esteja apenas comprometida com a verdade desportiva para o bem da competição e do futebol nacional de um modo geral.

OPINIÃO DOS TÉCNICOS
Alexandre Santos: "Queremos  os três pontos”

No lançamento do confronto desta tarde, o treinador do Petro de Luanda, Alexandre Santos mostrou-se confiante num triunfo da equipa. "Estamos confiantes e tudo faremos para conquistar a vitória”, disse o português a caminho do terceiro ano de tricolor ao peito. 

Reconhece o potencial da equipa lunda, face à experiência de Roque Sapiri, mas garante apresentar um conjunto competitivo. " Não vamos mexer muito na estrutura do último jogo”, disse confiante.

Questionado sobre a eventual pressão do jogo, Alexandre Santos assume-se tranquilo e acredita na experiência do plantel. " A nossa equipa está habituada a esse tipo de situações e penso que não será por aí”. Em relação aos atletas contratados recentemente, o treinador admitiu que alguns farão parte dos eleitos, mas preferiu não avançar nomes.

A confiança do timoneiro do Petro reside no facto de vencer os últimos com o Sagrada Esperança.

Roque Sapiri: "Temos de nos impor no jogo”

O  treinador do Sagrada Esperança ,Roque Sapiri, mostrou-se confiante num bom resultado, hoje  às 16h00, diante do  Petro de Luanda, jogo de acerto da 5ª  jornada do Girabola.

Durante a conferência de imprensa, realizada ontem,  o técnico revelou que a sua equipa quer regressar aos triunfos, mas reconhece o grau de dificuldades.

"A nossa equipa vem de um empate, e por agora só a vitória interessa-nos. Jogaremos com uma das melhores  equipas  de Angola, com bons jogadores, com realce para Tiago Azulão. Contudo, o objectivo é a conquista dos três pontos. Dentro daquilo que é a nossa vontade e qualidade do jogo, teremos de nos impor diante do Petro e lutar até ao fim", destacou.

O técnico diamantífero reconheceu as dificuldades diante de um adversário motivado, fruto da vitória frente ao Kabuscorp

" O Petro  tem a característica de jogar em vários sistemas tácticos. É uma equipa que se adapta facilmente, em função das alterações que lhes convém. Porém, a nossa estratégia é evitar menos erros e que o adversário seja superior. Queremos ter maior superioridade numérica em termos ofensivos e defensivos", sublinhou.

CDH e S. Salvador fecham 10ª ronda

A décima jornada do Girabola encerra esta tarde com o jogo Desportivo da Huíla - São Salvador, a partir das 15h30', no Estádio Tundavala, no Lubango.

Separados por dois pontos, com vantagem para os militares da Região Sul, espera-se por um jogo equilibrado, não obstante o factor casa dar uma relativa vantagem a equipa orientada por Paulo Torres.

Com resultados distintos na ronda passada, o Desportivo consentiu empate em casa, enquanto o São Salvador perdeu na deslocação ao Moxico na visita ao Bravos do Maquis.

Com os mesmos objectivos na competição, evitar a despromoção e melhorar a classificação, as duas equipas vão entrar em campo em busca dos três pontos, embora os anfitriões mais rodados e com um plantel mais experiente dependem apenas de si para vencer o jogo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto