Desporto

Salvador Gordo deixa cair recorde de 12 anos

Rosa Panzo

Jornalista

Salvador Gordo deixou cair o recorde nacional absoluto dos 50 metros costas, que perdurou 12 anos, ao cronometrar 27s.72 na disputa do Campeonato escocês “ Edinburgh International Swim Meet”, que encerrou segunda-feira.

12/03/2024  Última atualização 10H16
© Fotografia por: DR

O velocista tirou 7 centésimas do tempo anterior de João Matias de 27s.79 de 2011.  Em conversa com o Jornal de Angola, Gordo mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado.

" Estou muito feliz com o recorde dos 50m costas. Embora não seja a minha prova principal, há anos que estou a perseguir este recorde, e estive muito perto no ano passado. Por isso, estou muito grato  por consegui-lo”, ressaltou.

Salvador salientou que a maior satisfação é o facto do recorde pertencer a um dos seus ídolos no mundo das braçadas a nível nacional. "A marca pertenceu a um dos meus maiores heróis na natação angolana, João Matias. Por isso estou muito alegre ",   sustentou.

Salvador Gordo é o actual líder do ranking nacional, com 729 pontos da World Aquátics (WA), concorrente a única vaga para os Jogos Olímpicos de Paris '2024, com Henrique Mascarenhas.

O especialista em mariposa evolui  com a equipa da Universidade de Stirling na Escócia, orientado pelo treinador inglês Josh Williams, coadjuvado pelo escocês Martyn Walton.

Gordo adiantou que por ser uma época olímpica terá muito trabalho pela frente para alcançar as metas. " Bem esta época será uma época olímpica, e esse vai ser o meu foco durante o ano todo. Claro que vou ter metas de curto prazo, mas o meu objectivo mesmo é qualificar para Paris'2024. Para tal o meu objectivo será superar os meu melhores  tempos”.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto