Mundo

Secretário-executivo da CPLP vai questionar Governo português

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa disse, terça-feira, em São Tomé, que quer avaliar com o Governo de Portugal os primeiros meses de implementação do acordo de mobilidade, procurando soluções para acelerar o processo.

14/04/2024  Última atualização 12H22
© Fotografia por: DR

Questionado pela Lusa sobre a visão da CPLP quanto ao aumento do fluxo migratório de cidadãos dos países africanos da comunidade lusófona, maioritariamente para Portugal, Zacarias da Costa disse que o Secretariado e os embaixadores junto da CPLP estavam a analisar a situação com o antigo Governo português, por isso espera continuar o processo.

"Temos um novo Governo em Portugal e estamos a aguardar que possamos ter também essa oportunidade de avaliar conjuntamente aquilo que foram os primeiros meses da implementação do acordo de mobilidade, olhar para os desafios que tivemos, alguns constrangimentos e, naturalmente, procurar junto com o Governo de Portugal soluções para obviar e também acelerar essa mobilidade dos cidadãos", disse Zacarias da Costa. Questionado ainda sobre as informações segundo as quais os vistos da CPLP conferidos por Portugal aos cidadãos da CPLP vão caducar em Junho, o secretário-executivo disse que não recebeu a informação oficial por parte do Governo português.

"Essa informação surgiu de facto na comunicação social quando o anterior Governo já estava em gestão, portanto eu não posso aqui confirmar essas notícias, mas quero mais uma vez reiterar a nossa vontade firme de trabalhar com as autoridades portuguesas, por um acordo que também foi assinado por Portugal, que foi logo o primeiro país a adaptar a sua legislação interna, para que tudo se possa cumprir dentro da normalidade de funcionamento", reagiu. Zacarias da Costa admitiu que "certamente muitos cidadãos da CPLP procuram mais Portugal", referindo que é importante observar que agora o país "também atravessa uma fase que novas instituições estão instituídas".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo