Cultura

Segunda edição do “Slam Omunga” acontece amanhã

A segunda edição do concurso de spoken word em dupla, designado “Double Poetry Slam Omunga”, acontece, amanhã, às 18h00, no Horizonte Njinga Mbande, em Luanda.

02/03/2024  Última atualização 11H55
© Fotografia por: DR

Os nomes das duplas seleccionadas para concorrer nesta edição são Algo Diferente, Arte’Azul, Bacongos Spoken, Etu Mudietu, Dose Dupla, A Tribo- Umoja, 9 & 10 , Eutanásia, A-S Paradoxal, Plus-King e Poja Mana.

Segundo Lua Mbeji, coordenadora do projecto, o "Omunga” é uma competição onde os poetas apresentam as performances por meio da oralidade e de construções cénicas.

"O evento procura dar continuidade à tradição dos griots, por meio do sentido da colectividade”, disse. 

A produtora do evento justificou o nome do concurso. "‘Omunga’ é uma palavra em umbundu, que significa união”, disse.  O "Double Poetry Slam Omunga” é um evento de exclusividade do Slam Lunar e inédito na esfera artística nacional.

A primeira edição realizou-se no dia 13 de Agosto de 2021, no auditório das Irmãs Paulinas, com um total de oito duplas.

A Slam Lunar incubadora de projectos culturais é uma iniciativa da artista Lua Mbeji, pseudónimo de Adolfina da Cruz.

Lua Mbeji é poetisa, slamer, slammaster, professora de formação e actriz. As suas performances únicas ligadas à realidade social, misturadas com o canto, permitiram-lhe actuar em vários palcos, especificamente nas províncias de Luanda, Bengo, Benguela, Cuanza-Sul, Uíge e Malanje.

A artista participou de vários concursos, nomeadamente "Slam Tundawala-2019”, onde saiu em segundo lugar, consagrou-se com o primeiro lugar do "Muhato Spoken-2020” e segundo lugar do "Slam das Minas Suburbanas”, no Brasil.

Como organizadora de eventos tem uma experiência como slamaster (apresentadora) no Slam Lunar, com o festival, concurso em dupla "Double Poetry Slam Omunga”, roda de conversa "Spoken Word e Chá” e passatempo online "Kuixana Eu e Palavra”. A artista faz parte da produção do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação Luanda Cartoon, pelo Estúdio Olindomar.

Lueji Mbeji participou das antologias "Há uma Luta na Voz” e "Memórias com Sabor a Luanda” e em eventos  como a conferência internacional do Fundo das Nações Unidas para a População e o Governo de Angola sobre a situação da mulher.

A artista também esteve no Festival das Pretas (Brasil), na campanha Novembro Orange da União Europeia sobre os direitos da mulher, Artes ao Vivo especial Benguela, e foi homenageada pelos seus contributos no spoken word , em cerimónia alusiva aos cinco anos do Muhato.

Lua Mbeji foi júri no concurso Mona Slam e apresentou slam’s periféricos como Kassemba Slam 2021/2022 e Slam Despadronizado 2021, participou dos projectos forno feminino, Mulher de Palavra e fez trabalhos de publicidade na campanha de apelo ao voto das Eleições Gerais de Angola 2022 pela CNE.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura