Desporto

Selecção aprimora técnicas para Kigali

Exercícios de flexibilidade, resistência e sincronização marcam a primeira semana de treinos da Selecção Nacional de ginástica rítmica, visando a disputa do Campeonato Africano, a decorrer de 23 e 24 do corrente mês, em Kigali, Rwanda.

05/04/2024  Última atualização 12H05
© Fotografia por: DR

O grupo composto por 21 ginastas, das distintas províncias do país, pretende estar na melhor forma competitiva, a fim de alcançar os melhores resultados na prova continental. Luana Gomes, Aysha Morgado e Elizabeth Mangundo, as mais destacadas do conjunto angolano, sonham com a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris’2024.

Ao Jornal dos Desportos, Sofia Higino, treinadora-adjunta da selecção, explicou o programa de treinamento para as primeiras semanas. "Estamos a trabalhar com atletas de conjunto e individual. As individuais já estiveram em outros campeonatos africanos e dominam os códigos. De manhã, a selecção trabalha os riscos, colaborações, trocas e sincronizações. À tarde, o foco está virado para os aparelhos de bola, arco, massa e fita”, explicou.

Segundo a treinadora, existe a possibilidade de as atletas conquistarem medalhas, pelo facto de terem experiência.”Estamos bem servidos. Temos atletas que obtiveram bons resultados nas provas internas. Apesar de haver estreantes, ambicionamos subir ao pódio neste africano”.

A equipa técnica aguarda ainda a integração de três ginastas da província de Cabinda e outras do Petro de Luanda, que aguardavam a conclusão dos exames escolares. Os trabalhos de preparação da Selecção estavam inicialmente programados para a província do Namibe.  Depois da averiguação e constatação da falta de condições, o conselho técnico federativo optou pela cidade de Luanda.

Eis a lista das convocadas, Luana Gomes (Sfuap Portugal), Aysha Morgado, Delma Luís, Celma Nunda e Abigail de Sousa (Petro), Elizabeth Mangundo (CSN do Namibe) e Florência Missunda (4 de Junho), Núria Bumba, Brigida de Gouveia, Jacira Manuel (Apolónia), Domingas Nacutla, Elizabeth Benjamim, Leontina Daniel (Sporting do Bié), Ludmila Segunda (Clube da Lunda-Sul), Evaldina Severino, Sofia Higino (AT Gymm), Leonor Moke (XLAC) e Laurinda Tito (Sporting Lubango).

As mesmas estarão sob os cuidados das treinadoras Catarina Ivanova (individual), Larisssa da Silva (adjunta para conjuntos) e Alice Tomás (adjunta conjuntos).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto