Desporto

Selecção Nacional de futebol para amputados: Cheto divulga eleitos este mês

Adilson Francisco

Jornalista

A convocatória da Selecção Nacional de futebol para amputados, visando à disputa do Campeonato Africano de 17 a 29 de Abril, a decorrer na cidade do Cairo, acontece no dia 17 do corrente em Luanda com a chamada de 25 jogadores, segundo o seleccionador nacional Augusto Baptista “Cheto”.

05/02/2024  Última atualização 08H20
© Fotografia por: DR

O treinador angolano afirmou que as escolhas serão baseadas no desempenho dos jogadores no Campeonato Nacional da modalidade que decorre de 10 do corrente a 17 do mesmo mês.

"Os convocados serão chamados de acordo com as suas prestações no Campeonato Nacional. Não queremos fazer as escolhas no meio da competição, porque pode desmotivar o atleta no decorrer da competição”, disse o treinador nacional, em declarações ao Jornal dos Desportos.

No entanto, Cheto não descartou a vinda de atletas a militar no exterior para engrossar a Selecção número um no ranking do Comité Internacional Paralímpico da modalidade. "A nossa equipa será também composta com jogadores a evoluir na Europa precisamente na Turquia, onde temos um bom número dos nossos futebolistas”, fez saber.

 De acordo com o programa do combinado nacional, a equipa angolana vai começar os trabalhos no dia 3 de Março, no Estádio Nacional da Cidadela Desportiva, onde vai treinar durante um mês para ensaiar remates à baliza, à entrada da grande área e na fortificação dos esquemas técnicos e tácticos.

Depois, a equipa nacional segue a viagem a Marrocos na cidade de Marrakech onde Augusto Baptista e pupilos cumprem um estágio pré-competitivo de 15 dias. Em Marrakech, os vice-campeões do Mundial da Turquia, vão disputar jogos amistosos com equipas daquele país do Magreb, de forma a aproveitar a ocasião para avaliar e tirar as primeiras ilações sobre o momento actual da equipa no sentido de encontrar o onze base com vista à prova.

Dois dias antes do torneio, a Selecção desembarca no Egipto. A prova continental é qualificativa ao Mundial de 2026. Os países que disputam a concorrência com vista a albergar o Campeonato do Mundo são Costa Rica, Japão, Polônia e Espanha.

Todavia, o esqueleto da Selecção angolana que vai ao Egipto não fugirá muito da seguinte lista: Sebastião Canjuluka, António Maria e Ambrósio Chilala (guarda-redes); Francisco Amaro, Paciência Félix, Rocha Manuel, Manuel Lingate (defesas); Laurindo Lukamba, Jesus Morais, Lucas Fungula, Hilário Capolo, Pedro Victor, Catarino Carvalho (médios); Alberto Adelino, José Candeeiro, Sabino António e Heno Capitão e João das Dores Chiquete (avançados).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto